Outros elos pessoais

30 julho 2014

Acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro

O geral das análises feitas sobre a política no país tem um cunho vincadamente ingénuo, edulcorado, normativo. Por exemplo, acredita-se que o diálogo é, só por si, um abre-latas instantâneo e eficaz. Neste momento diz-se que há sinais de consenso em questões fundamentais para um acordo político entre governo e Renamo. Mas o que significam acordo, Estado e paz no Moçambique pré-Outubro, quer dizer, antes das eleições gerais marcadas para esse mês?
Adenda às 19:43: segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 19:30, hoje nenhum acordo foi alcançado nas negociações Governo/Renamo que ocorrem no Centro de Conferências Joaquim Chissano, cidade de Maputo. O porta-voz do Governo, ministro José Pacheco, afirmou que a Renamo trouxe dados adicionais que importa analisar; o porta-voz da Renamo, Saimone Macuiana, disse que isso não é verdade.

1 comentário:

  1. Se as garantias dos acordos não forem sólidas, sustentáveis e ajustáveis à dinâmica conjuntural então eu chamar-lhes-ia tréguas eleitorais.
    Pior se continuar a haver derrotas fraudulentas (aquelas que derivam de vitórias compu/manufacturadas)

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.