Outros elos pessoais

20 março 2014

Quem foi o samurai?

Há tempos, alguém teve a infeliz ideia de atribuir à nossa equipa feminina de basquetebol o título de "samurais". O título ficou, um título absoluta e pluralmente horrível: samurais eram machos, conservadores, capazes de suicídio e hábeis no manejo das "katanas". Quem foi o samurai moçambicano que teve a infeliz ideia de semelhante título? Alguém sabe responder? E por que aceitamos tão samurai coisa?

2 comentários:

  1. Professor, do lado mais académico, o debate começaria talvez pela seguinte questão: Porquê a selecção nacional tem alcunha de "Samurai"?

    ResponderEliminar
  2. O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Os seus principais valores: disciplina, lealdade e honra. (caracteristicas que se esperam de um desempenho desportivo positivo)
    Não gosto do estrangeirismo e acredito numa melhor alcunha para a selecção nacional feminina de basquetebol.
    No entanto detesto ainda mais a designação "Mambas" para a selecção nacional de futebol. Mamba, cobra, único animal que, segundo a biblia sagrada, Deus instruiu expressamente o Homem para que lhe pisasse a cabeça assim que a encontrasse. Cobra esse rastejante normalmente traiçoeiro nao fica nada bem numa selecção que desejaria vertical.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.