Um trabalho da "Folha de Maputo" assegura que os municípes da cidade de Maputo acarinham o "my love". Eis o que reporta: "Os residentes de alguns bairros periféricos da cidade de Maputo, são obrigados a viajar em carros de caixa aberta, carinhosamente tratados por “my love”, devido à paralisação dos transportes semi-colectivos de passageiros, na capital do país."
Observação: neste mundo que apela à diversidade opinativa, compete-me saber quais os indicadores para aferir do amor, deste suposto "my love" pelos carros de caixa aberta, nos quais se viaja como gado sob o olhar impávido da polícia rodoviária. Não tenho qualquer dúvida de que o problema não está em sujeitar-nos à animalidade, mas em aceitá-la e, no que ao Estado concerne, em permiti-la. Mas, também, não tenho qualquer dúvida de que, afinal, não se trata de "my love", mas do "my nightmare" (meu pesadelo). Tentem viajar nesses my loves especialmente nas horas de ponta.
Adenda: foto deste texto alusivo postado neste diário a 22 de Novembro de 2012, aqui.
O nosso povo sabe dizer my love para dizer que sofre, Professor. É uma ironia.
ResponderEliminarTanto quanto sei, essa forma de transporte é chamada "my love" porque as pessoas, por desconhecidas que possam ser, têm que ir agarradas umas às outras para não cairem. Como apaixonados.
ResponderEliminarBem sei que os jormais não escrevem para as pessoas que se vêem forçadas a utilizar o "my love". Mas transformarem uma ironia cáustica e crítica num "tratamento carinhoso" parece-me corresponder a um nível raro de insensibilidade social e de indizenização do povo...
Ao Ministerio dos Transportes e comunicações:
ResponderEliminarUma simples ronda pela cidade de Maputo nas horas de ponta mostra que que cada um dos mais de 20 Ministerios,mais 10 Institutos, 10Empresas Públicas,7 Tribunais,6 Universidades etc têm, cada um , pelo menos, 4 autocarros de 30 a 60 lugares os quais circulam carregados de trabalhadores num sentido e vazios no regresso e funcionam entre as 06:00 h e 08:00e entre as 15:30 e 18:00 h de Segunda a Sexta. Fora destas horas, regra geral esta capacidade de transporte esta ociosa nas garagens das instituições ou é usada para levar expediente de um lado para o outro.
Façamos contas: A estimativa acima exposta quer dizer que existe uma capacidade de transporte de 15000 lugares ou mais que é usada durante 4 horas por dia. Que 50% da utilização é ineficaz pois apenas transporta o motorista aquando do regresso. Que as instituiçoes mantêm no seu quadro motoristas. Completamente fora da sua actividade nuclear.
Raciocinemos:
Se esta capacidade de transporte fosse gerida por uma unidade especializada e fosse utilizada durante todo o dia mediante criterios de planificação racionais o transporte "my love" não teria mercado.
Mas quem planifica não tem a noção do bem comum e por isso privatiza o colectivo acreditando estar a resolver problemas. Ora que para andar de autocarro não se contenta em comprar um bilhete e adquire um para si nada mais é do que estúpido.( Passe desta vez o termo porque é a verdade, professor.).