Outros elos pessoais

24 janeiro 2014

Três vasos de guerra no porto de Maputo

Três vasos de guerra entraram esta manhã no porto de Maputo. Interrogado por mim a esse propósito, um conceituado jornalista moçambicano disse-me que eram italianos. Um deles na imagem, em foto minha.
Observação: diz-me a memória que atracam no porto de Maputo, vez que vez, barcos de guerra franceses e sul-africanos, regra geral um de  cada vez, em visitas de cortesia. Mas italianos e logo três, é que não. Corrijam-me caso esteja enganado. E o que farão esses três barcos na nossa bela baía? Não sei se mais algum entrou ou entrará.
Adenda às 21:02: pergunto-me, sem resposta, se os barcos têm algo a ver com esta digressão reportada aqui.
Adenda 2 às 05:03 de 25/01/2014: trata-se de navios pertencentes ao 30° Grupo Naval da Marinha Militar Italiana. Na próxima segunda-feira, dia 27, pelas 14 horas, haverá uma conferência de imprensa a bordo do porta-aviões Cavour, sendo a entrada pelo portão 6 do Porto de Maputo. Não vi entrar este porta-aviões. Um porta-aviões no porto de Maputo é absolutamente inédito.
Adenda 3 às 19:16 de 25/01/2014: no portal da "Rádio Moçambique", aqui.

3 comentários:

  1. A caminho de Palma sob contrato da ENI? Seguirá um porta-aviões pela ANADARKO?
    Mas não me parece que estejam aí por causa de Satungira , não. Para isso exércitos mais furtivos como o Zimbabweano estarão mais disponíveis; ou umas liçõezinhas do Sr Paul Kangamé sobre como se tratam opositores mesmo no estrangeiro.
    Mas aguardemos uma semana pois nunca há segredos de estado em Estados neste estado.

    ResponderEliminar
  2. A presenca de vasos de guerra dos paises ocidentais sera cada vez mais frequente a medida que a exportacoes de Hidro-carbonetos colocarem Mocambique no mapa financeiro mundial.

    ResponderEliminar
  3. Se tem ou nao a ver, la isso nao sei. Mas o que sei e que um porta-avioes como o Cavour tem calado superior ao permitido no canal da Xefina. Muito provavelmente estara fundeado em alto-mar...

    Mas isso, carece de confirmacao.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.