Outros elos pessoais

22 novembro 2013

As contas do edital 02000501

De um texto do jornalista Pedro Nacuo dando conta de um protesto apresentado ontem em conferência de imprensa dirigida na cidade nortenha de Pemba por Cornélio Quivale, presidente do PAHUMO: "(...) o edital 02000501, duma das mesas que esteve localizada na escola primária de Natite, assinado por todos os membros de mesa de voto, atribui ao PAHUMO 435 votos, uma cifra superior ao total dos anunciados na véspera, como sendo o que aquele partido conseguiu reunir, 418 votos. Ora, "queremos saber se só nesta mesa tivemos 435 votos, como é que a comissão eleitoral da cidade diz que tivemos em todas as 117 mesas apenas 418?" - questiona o presidente do PAHUMO." E acrescentou Pedro Nacuo: "Nesta mesa de assembleia, entretanto, foram registados 11 votos nulos e sete em branco, sendo que o número de eleitores era de 791, o que aumenta as contradições do apuramento anunciado pela comissão de eleições da cidade." Erro artimético, concluiu o jornalista.
Adenda às 17:32: recorde a exclusão da candidata Filomena Mudoropa dos boletins de votos em Nampula, aqui.

2 comentários:

  1. E outros tipos de "contas" que existem e ficam silenciadas.

    ResponderEliminar
  2. Aritmetica de quem tem a faca numa mao e o queijo na outra. Pouco importa que a balanca esteja bem aferida, quem manda é quem detem o queijo e a faca
    (lembram-se da lição que metia um macaco a comandar a partilha de um queijo com um gato?)

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.