Outros elos pessoais

10 fevereiro 2013

Energia reposta

A energia foi reposta nas primeiras horas desta manhã na cidade de Maputo. A água também já corre nas torneiras.
Adenda às 7:31: as minhas desculpas por ter estado tanto tempo sem postar, procurarei normalizar a situação daqui em diante.
Adenda 2 às 7:49: há energia mesmo na Costa do Sol.
Adenda 3 às 8:02: há dias, perante vários cortes de energia na zona onde moro, perguntei a dois funcionários da EDM a razão disso. A resposta foi que o surgumento de novos prédios estava a "roubar" energia do posto de transformação da nossa zona, que a cidade fôra feita para um determinado consumo energético e, agora, esse consumo era desmesurado. Acrescentaram que estavam a tentar desviar o novo consumo da zona para um posto de transformação mais folgado.
Adenda 4 às 8:53: aguardem a colocação aqui de dois recortes do semanário "domingo" de hoje.
Adenda 5 às 9:00: leia o editorial e uma reportagem alusiva do semanário atrás referido, respectivamente páginas 2 e 3 (amplie as imagens clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato):
Adenda 6 às 9:06: recorde o incêndio, ocorrido a 11 de Março do ano passado, na subestação 5 sita no campus da Universidade Eduardo Mondlane, portal da Electricidade de Moçambique, aqui.
Adenda 7 às 9:40: em comentário a esta postagem, o leitor Rui Durão observou que a zona da Coop está sem energia desde as 8:30.

4 comentários:

  1. Leiam o editorial do ´domingo´de hoje...

    ResponderEliminar
  2. Se calhar gostaria de fazer uma nova adenda. Toda a zona da COOP está sem energia desde as 8:30!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Indo directo ao ponto, acho que estes acontecimentos davam um RE-PÓS-FÁCIO XITIZAP...Afinal, há demandas domésticas que justificam uma Mphanda-Nkuwa...ou terei percebido mal?

    Dava tudo para saber a visão do eng. José Lopes!

    ResponderEliminar
  4. SME, SMAE??
    Ponta Moçambique ~600 MW
    HCB (MZ) 2075 MW

    Nphanda Nkuwa ou Moçambique??

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.