Outros elos pessoais

20 agosto 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (58)

Quinquagésimo oitavo número da série, décima sétima e última questão:
Carlos Serra: Acreditais que um dia o mundo será socialista ou, se preferirdes, comunista?
Régio Conrado: (continuidade da resposta, CS) Ao ajuizarmos dos acontecimentos ocorridos no século XX e as revoluções que tiveram lugar, muitas pessoas não reflectem que com a revolução russa de 1917 e a criação da URSS, o homem se lançou à tarefa pela primeira vez em muitos milhares de anos de história de construir uma nova sociedade sem classes exploradas nem classes exploradoras, uma sociedade de seres humanos livres e iguais.
(continua)

3 comentários:

  1. A defunta URSS sem classes exploradas nem exploradoras? Uma sociedade de seres humanos livres e iguais? Desculpe Sr. Conrado, isso não é verdade. Na propaganda talvez fosse (e os comunistas eram bons nisso), mas na realidade não era. Os povos eram oprimidos e passavam fome. Quem estava bem eram só os do governo e do partido. Livres? Não havia liberdade de expressão. Os que tinham ideias diferente eram eliminados e mandados para o famoso Gulag, um campo de concentração e de extremínio dos dissidentes. Havia lojas especiais para dirigentes e para os do partido (exploradores) e o povo morria de fome (explorados).
    Aquilo era uma ditadura, igual ao Nazismo de Hitler, igual ao Pinochet, igual ao fascismo de Mussolini e igual ao Apartheid.
    E se era assim tão bom porque é que caiu? O porque é que os povos ficaram felizes depois de ela cair, se ela era assim tão boa?

    ResponderEliminar
  2. Agora mesmo na RSA:"...o Partido Comunista Sul-Africano emitiu um comunicado de imprensa no qual criticou o que chamou "caos", "anarquia" e "violência", pedindo a imediata prisão dos que entende serem os coordenadores da greve. Nenhuma palavra sobre a acção policial e sobre o massacre. Num outro comunicado sobre a violência, pediu à polícia para deter os que apelidou de "hooligans". Também neste caso nenhuma referência à polícia e ao massacre..."

    Como se ve, ate os comunistas se conformam com as suas proprias injusticas, quando e a vez deles estarem no poder.

    A Historia ja nos tinha profusamente alertado para factos que V.Excia preferiu desqualificar como desvios do objecto de Marx e outros pensadores utopicos. O massacre de Marikana e o "proof of concept" que nos faltava para encerrar este ponto, sr. Conrado.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que se lançou, mas com muitas tragédias.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.