Outros elos pessoais

25 junho 2012

Neste dia de festa

Comemora-se hoje o 37. º aniversário da independência do nosso país, hoje é um dia de festa e devemos estar orgulhosos. Porém, julgo bom recordar que para Eduardo Mondlane, autor da obra "Lutar por Moçambique", a libertação nacional não significava a simples expulsão dos Portugueses, mas a reorganização da vida nacional em todas as frentes, reorganização que permitisse ao povo obter um nível de vida "tolerável" (sic), aí compreendida a possibilidade de participar no governo. Um dos pensamentos de Mondlane era o de que, para se obter o que chamou "progresso económico e social em largas bases", era indispensável "eliminar as forças económico-sociais que favorecem as minorias", que favorecem os "grupos africanos privilegiados", era necessário evitar "a concentração de riqueza de serviços em pequenas áreas do país e nas mãos de poucos" (Mondlane, Eduardo, Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1976, 2.ª ed.ª, pp. 181-219, 248-251; diálogos meus em 1978/1981 com Aquino de Bragança).

8 comentários:

  1. Sir Baba Sharubu25/6/12 7:04 da manhã

    Congratulations, Mozambique !

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  2. "eliminar as forças económico-sociais que favorecem as minorias", que favorecem os "grupos africanos privilegiados"
    Estou a pensar na recente entrevista do Sr Filipe Paunde que advoga a riqueza de moçambicanos 'genuinos' (não sei qual o valor de genuino no contexto) enquanto Mondlane, sempre mais modesto, ainda luta pelo bem estar do povo moçambicano numa base alargada.

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  3. Sr. Nachingweya nao sabe, ou receia saber?

    Pois aqui vai. Genuinos = Negros, membros da elite politica da FRELIMO e seus associados politicos, economicos e/ou sociais.

    Ou seja, o nosso "black empowerment". Porque os "outros" fazem tiro ao alvo e ajustam "contas". Ou sao ajudados a ajustar.

    Fui claro?

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  4. Ricardo!

    Você foi absolutamente genuíno no seu comentário. O nosso Black empowerment tem mais tons de Black Racism.
    É nestes moldes que se divide para reinar.

    Kanimbambo
    De um moçambicano 50% genuíno

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  5. Nao sei se 'e "Black Empowerment" ou racismo, eu pessoalmente acho que 'e dinheiro.

    O "Black Empowerment" no conceito sul-africano, considerava o que Mondlane também considerava "progresso económico e social em largas bases", era indispensável "eliminar as forças económico-sociais que favorecem as minorias",

    E me parece que os "Moçambicanos Genuínos" sao a maioria dos que sofrem do "Black Empowerment Moçambicano".

    Aqui me parece uma tendência de usar a "genuinidade" para justificar um "Black Empawerment Mocambicano" que esta trazer o mesmo resultado do "black Empwerment Sul- Africano"...

    Agora o problema 'e que "alguns" estão ja demasiado "Empowered", e assim sendo, fica difícil para os "Nao -Empowered" influenciarem uma mudança de atitude dos "Empowered" e ainda muito difícil "gerir" uma possível "convulsão" dos "Nao- Empowered".

    Estamos numa situação que acredito difícil, e recomenda-se uma reflexão profunda.

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