Outros elos pessoais

25 junho 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (18)

Décimo oitavo número da sériedécima primeira questão:
Carlos Serra: Achais que Samora Machel era comunista?
Régio Conrado: Temos de dizer que entendemos por comunista todo aquele indivíduo que apreende a realidade por via das categorias que nos foram legadas por Marx e Engels, não de uma forma mecânica, mas sempre dialéctica. Mais do que isso, compreendemos que um comunista deve ter como valores os que já citámos anteriormente, deve defender uma sociedade justa, igualitária, um sociedade em que a exploração do Homem pelo Homem seja extirpada, um reino da liberdade (a resposta a esta questão termina no próximo número, CS)
(continua)

3 comentários:

  1. Até agora ainda não li uma verdadeira contestação destas ideias.

    ResponderEliminar
  2. E porque haveria ler? A liberdade, igualdade e fraternidade sao so apanagio do comunismo?

    ResponderEliminar
  3. É claro que não se pode contestar palavras bonitas... O que se pode contestar são as praticas feias do comunismo. Enquanto o Sr Conrado for falando... muito bonito! QUando chegar ao poder... ai veremos... Não foi o que aconteceu com todos os comunistas? (Desde Lenine, Stalin até Fidel, passando pelos nossos, que é tabu falar).

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.