Outros elos pessoais

06 junho 2012

Agora o doce cheiro da fluorite em Tete

É cada vez maior o apetite do Capital internacional pelo carvão de Tete e, agora também,  pela fluorite. Vamos lá a uma imagem: se ao cheiro da canela se despovoou um certo reino, ao cheiro do carvão e da fluorite se povoa Tete com o Capital internacional.
Deixemos o carvão por agora - com muitas postagens neste diário, confira algumas aqui - e avancemos para a fluorite.

Um trabalho na internet dá conta de que a florite é um dos 14 minerais em défice de oferta. São muitas e vitais as utilizações da fluorite, confira aqui. Ora, a empresa estatal chinesa East China Mineral Exploration and Development Bureau - cujo portal mostra gostar de exibir uma impressionante lista de especialistas com mestrados e doutorados em muitas áreas de especialidade - decidiu que a fluorite dada como existente no Monte Muambe na província de Tete merece investimento.
Enquanto isso, a província de Tete, tornada já gigantesca meca do carvão, mereceu de um jornal local a seguinte manchete:
Amplie as imagens clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato.

2 comentários:

  1. Sir Baba Sharubu6/6/12 12:43 da tarde

    Mr. Sergio Vieira is a genius!

    ResponderEliminar
  2. Owh, yes indeed, he's the last of the mohicans (very last one)...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.