Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
08 janeiro 2012
Quelimane, Araújo e Kandiyane
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Sem comentários.
ResponderEliminarDocumento que mostra muita coisa que não costuma vir a público...
ResponderEliminarEngraçadinho este cavalheiro, né? Mas assim a gente fica a saber coisinhas, o que é nice. Só falta dizer que muitas mulheres votaram no Manuel porque é novo e jeitoso.
ResponderEliminarA minha leitura: Acho que se o pensamento da lideranca da Frelimo for o mesmo que do Senhor que escreveu esta cronica, entao todos do partido no poder brincam mesmo com o povo. Na ultima semana de 2011 o Sr. Carlos Jeque deu uma entrevista ao Noticias na qual poe o dedo na ferida: As coisas na Frelimo nao andam bem. Nao vale a pena culpar os "frelimistas" quelimanenses pelo desaire na capital zambeziana no dia 7 de dezembro. Sim, deve ser sim o actual metodo de governacao "excludente". Acho ser oportuno agora perguntar: Porque a Frelimo nao avancou com a proposta da Renamo na AR sobre a desactualizada lei de 1979? Mais: Eu entendo que quando se fala da distribuicao da riqueza nacional (o que eh na verdade uma utopia!) a acumulacao de multiplos postos de trabalho por um grupo limitado de pessoas (directamente ligadas ao Partido Frelimo) contribui para a exclusao socio-economica em Mocambique = aumento de descontentamento que se manifesta na "vinganca" nas eleicoes e manifesto desinteresse em ir votar!
ResponderEliminarO sentimento deste membro da Frelimo de pensar e chamar os zambezianos de cobardes nao e novo e mostra que o que dizem nos discursos de conveniencia nao passa de conveniencia porque por dentro os zambezianos sao o que este snhor diz. Nao sou zambeziano mas eu acho que para gente como este senhor o povo inconformado, que nao bajula, que nao aliena os seus ideais e cobarde.
ResponderEliminarIsto tambem mostra que nao tem a capacidade de reconhecer as fraquezas. Nao conseguem ver que Quelimane esta esburacada, podre e empobrecida. Tem sempre que encontrar um culpado, ja nos falaram em tempos de mao estranha agora e traicao interna. Quem e que nao sai a perder vivendo numa cidade de lixo? seja ele do verde ou do vermelho cidade limpa beneficia a todos e cidade suja prejudica a todos por isso os "traidores" na minha opiniao votaram para uma cidade melhor, limpa, saudavel e nao no azul ou no vermelho. Votaram naquele que lhes pareceu garantir limpeza, melhoria das vias de acesso, mais agua potavel e menos showoffs com VX's.
Traicao foi trazer o batalhao de Maputo ignorando que localmente existe capacidade ou sera que isto seria um reconhecimento que em Quelimane nao ha capacidade? se os Quelimanenses da Frelimo nao tem capacidade para liderar uma campanha quem vai acreditar que eles possam ter capacidade para dirigir um municipio principalmente depois de cerca de 13 anos de fiasco?
Aos Quelimanenses sugiro que prestem atencao neste discurso. Dizem que voces sao cobardes. A mim quem me chama nomes como estes nao merece meu apoio nunca
Nao e facil estudar as razoes da derota,Ha muita coisa Junta
ResponderEliminar1- Degradacao da cidade
2- termos como Nao tem familia constituida
3- Campanha comandada por Pessoas de longe
4- Tumultos na Rua da Esquadra.
5- Presenca massiva da PIR no dia da Votacao.......
Langa