Outros elos pessoais

17 novembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (28)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - condições de habitação/repouso.  Prossigo neste ponto. Condições de ventilação, iluminação, tipo de mobiliário, tipo de cama, espaço para privacidade, armazenamento dos materiais escolares, guarda-roupa, por exemplo, são alguns dos factores a ter em conta na multifactorialidade do rendimento escolar. Como hipótese, pode-se sustentar que quanto mais precárias forem as condições de habitabilidade e repouso dos alunos, piores serão os resultados escolares.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

8 comentários:

  1. Ora aqui está, problemas em que devemos pensar seriamente.

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  2. Recentemente, o ministerio da Educacao da Coreia do Sul, pais com o melhor e mais exigente sistema de ensino do mundo, distribuiu brigadas de fiscalizacao com o objectivo de verificar se depois das 22h00 os alunos do primario e secundario estavam em suas casas com a familia, ou a descansar, e nao a ter aulas com "explicadores". Ser "explicador" na Coreia do Sul e uma actividade muito popularizada, nao para compensar o mau ensino (que nao e), mas sim, para aperfeicoar ate a exaustao o conhecimento adquirido pois a concorrencia e grande para os melhores empregos e acesso as academias. Sendo assim, lanco a "provocacao": Se fosse feita uma comparacao entre a Coreia do Sul e Mocambique, poderiamos especular que, em media, um aluno sul-coreano do primario tera conhecimentos de matematica, fisica, quimica e biologia superiores aos melhores alunos das mesmas disciplinas do nosso pre-universitario. As Olimpiadas universais tem mostrado isso.

    Por outro lado, em que condicoes se dao as tais "explicacoes" na Coreia do Sul? Ora, dentre o imenso rol de justificacoes que o Governo sul-coreano apresentou, estao: a ma ventilacao, a falta de repouso, a ma iluminacao; a sobrelotacao do espaco e outros que vejo aqui apresentados como causas do mau ensino em Mocambique. No entanto, as associacoes de pais e de "explicadores" contestam, dizendo que a motivacao dos estudantes supera todas as adversisdades e ate, apresentando estatisticas que demonstram que desde a adopcao do sistema de "explicadores", o indicador de Ensino no IDH sul-coreano subiu.

    Portanto, tambem, estes factores marginalizados sendo importantes e podendo ate influenciar franjas consideraveis de populacao urbana e suburbana, nao me parecem ser a causa fundamental do nosso mau Ensino.

    A causa fundamental do nosso maus ensino esta na MOTIVACAO para se estudar. Ha quem estude para ter um emprego. Poucos estudam para terem uma profissao. E uma grande parte consegue sobreviver sem ter de ir a escola...E para se reverter esta situacao, tambem, o melhor exemplo DEVE vir de cima!

    Ora la esta.

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  3. Sem dúvida, a causa está na "cabeça", tira-se a cabeça e prontos.

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  4. Alguém está com vontade de mudar a situação?!

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  5. Com dinheiro esquece-se quem vive no rés do chão.

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  6. Sr. Xiluva, porventura V.Excia esta preparada para ser governada "por outros" que nao os em quem sempre VOTA?!

    It starts with you...

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  7. Mas, entretanto, reflictamos sobre coisas mais serias...

    http://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_South_Korea

    http://faculty.washington.edu/sangok/education.PDF

    Da que pensar.

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