Outros elos pessoais

08 novembro 2011

Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (16)

Mais algumas hipóteses no décimo sexto número da série, prosseguindo no sumário proposto aqui.
8. As artérias da Laurentina preta. No número anterior dei-vos conta da feminização da cerveja e da sua história. Antes de reentrar na Laurentina, permitam-me colocar aqui um extracto de um texto da brasileira Carla de Paula: "A violência contra a mulher está implícita na maior parte das campanhas publicitárias de cerveja. Ela é oferecida como um brinde na compra da bebida. Compre uma Brahma e leve a Juliana Paes – ou qualquer outra BOA, de tantas já reduzidas a objetos de marketing. As campanhas vendem ideologias. Delimitam a representação feminina em moldes servis e com limitações sexuais. Há uma violência latente, descarada, em torno da liberdade individual da mulher. Nos anúncios ela não é a bebedora, nem a espectadora. Nem propriamente anuncia a cerveja ao público. Seu corpo é um recurso de marketing, assim como se utiliza o vermelho para ter atenção dos menos atentos (...). Aqui. Sugiro complete a leitura lendo um texto de três alunos de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco sobre propagandas dirigidas ao público masculino, aqui.
Prossigo mais tarde.
(continua)

1 comentário:

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.