Outros elos pessoais

04 novembro 2011

A África do Sul de Malema (8)

"O caminho para cima e o caminho para baixo são um único caminho" (Heráclito)
"Abaixo o monopólio do capital pelos brancos.  As pessoas que estão a roubar as nossas riquezas devem vir ao palco." (canto de Malema numa marcha ocorrida em Pretoria, segundo o IOL News, aqui)
Último número da série.
Essa personagem poderá ter a seu cargo aplicar, suavizando-as, as ideias de Malema, levando o ANC para um novo patamar da história. Enquanto isso, numa transição onde há doses potencialmente crescentes de hostilidade racial e étnica intercomunitária, resta esperar pelos caminhos que, entre outros, os trabalhadores e os desempregados da África do Sul irão percorrer, na esperança de que saibam, por exemplo, evitar fazer dos imigrantes (entre os quais estão, aos milhares, os nossos compatriotas) os bodes expiatórios da sua angústia e da sua precaridade (recorde uma série minha intitulada Os riscos do efeito borboleta social na África Austral, aqui).
Foto reproduzida daqui.
(fim)

2 comentários:

  1. O terrível problema da xenofobia, já sofremos muito com ele

    ResponderEliminar
  2. Pão que falta, discussão que nasce, bandeira que se agita.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.