Outros elos pessoais

30 outubro 2011

Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (15)

Mais algumas hipóteses no décimo quinto número da série, prosseguindo no sumário proposto aqui.
7. Mulher na propaganda da cerveja. Depois de, no número anterior, citar um trabalho crítico de Carla de Paula sobre o que chamou "estigmatização da mulher na sociedade" através do uso de imagens femininas nas campanhas publicitárias da cerveja - imagens também usadas, para só citar alguns exemplos, em Portugal e, recentemente, como mostra a imagem em epígrafe, no nosso país - , acrescentei que havia um problema: a feminização da cerveja tem uma história antiga. Com efeito, socorrendo-me do que li num portal: "Seis milênios antes de Cristo, os antigos sumérios descobriram a arte da fermentação. Por volta do século 19 a.C., foram inscritas receitas de cerveja na forma de um hino a Ninkasi, a divindade feminina da cerveja. Outras culturas ao redor do mundo desenvolveram cerveja de forma independente, mas o trabalho de fabricação da cerveja sempre foi das mulheres. Tenenit, a divindade egípcia da cerveja, era do sexo feminino, como era a deusa Zulu (África) da cerveja, Mbaba Mwana Waresa. Entre o povo Wari, do antigo Peru, as mulheres de elite fabricavam a cerveja. Séculos mais tarde, as mulheres dominaram a cena cervejeira européia. Só no final de 1700 a cerveja se tornou uma bebida predominantemente masculina." Aqui.
Prossigo mais tarde.
(continua)

3 comentários:

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