Outros elos pessoais

10 setembro 2011

Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (3)

O terceiro número desta série.
Segue-se o anúncio de uma cerveja portuguesa (datado de 2010 tal como a congénere brasileira do número anterior), o qual provocou um veemente protesto feminista (confira aqui e aqui):
Finalmente, os pontos que tenciono abordar proximamente:
1. As deusas da cerveja; 2. Duas realidades: sensorial e social; 3. Do campo à cidade: morte do localismo; 4. O discurso publicitário urbano; 5. Identidades e relações de poder; 6. Corpo, nudez e sexualidade de mercado; 7. Mulher na propaganda da cerveja; 8. As artérias da Laurentina preta; 9. Conclusões
(continua)

6 comentários:

  1. Bem, como estamos e vivemos neste mundo avesso, e para acabar com tanto alarido, no lugar de publicitar o corpo de uma Mulher, fosse publicitado um Homem.

    Mas também, como saber se é Homem ou Mulher com esta coisa das lambdas?

    Zicomo

    PS: Neste prestigiado diário não escrevo para ser aplaudido.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um anúncio ainda mais provocador que o nosso ou o brasileiro. Muito mesmo. É só puxar.

    ResponderEliminar
  3. Em jeito de resumo, uma citacao de Bob Marley, que vem mesmo a calhar:

    "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho do olhar, haverá sempre guerra"

    Magister Dixit

    ResponderEliminar
  4. Para certos senhores mulheres só vale para sexo, é isso??????????

    ResponderEliminar
  5. A mente vê e percebe o que a cultura dita. Me parece ser a mente que define o que puxar, e no caso corre-se para o roby. Entretanto puxado o roby nem sairia a não ser que fosse despido, que não e o que mensagem sugere. A unica coisa que sairia com um puxar me parece ser a cerveja mesmo. Então, acho que a haver questionamento deveria-se poder olhar também para o processo de sexualização das mentes, perceber o que leva as pessoas a pensarem no sexo quando vem certas partes do corpo. E a sexualização do corpo presente nas nossas mentes que leva a associar a imagem e a mensagem a sexo. E tenho por hipótese que em locais onde as mulheres andam com os seios expostos, porque não entram para o campo do sexual, ninguém associaria o anuncio com sexualidade. Felicitar entretanto o Fórum Mulher Liga dos Direitos Humanos por ter proporcionado um momento para debate sobre esse assunto interessante. Mas, perguntando, nada a dizer sobre a publicidade do MKesh, que passa nas TV's locais, com uma mulher possante arrastando o seu parceiro num "claro" sinal de violência. Emidio

    ResponderEliminar
  6.  A comida fica bem mais saborosa, com sal quanto baste! A relação Homem x Mulher tem muito mais encanto com uma adequada dose de INSINUAÇÃO: o demasiado óbvio ou escanqueirado perde em apetência!
     Interessante: mulher branca, lá na Europa, também sem cabeça, fazendo publidade á cerveja preta “STOUT”.
     Estou convicto que a super bock saíu a perder … gentis, os “machões” optaram, seguramente, por aliviar o incómodo do cinto à donzela! … a ”Sout” pra depois!
    _____
    > Concordo com os pontos de vista do Emidio.

    > Gentil Xiluva, a natureza começou por nos trazer ao mundo como Macho e Femea, com a nobre missão de perpetuarmos a espécie, logo, complementares e com respeito mútuo.
    Para a maior parte dos Homens Mulher é bem mais que sexo: é também mãe, irmã, filha!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.