Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
28 julho 2011
Carta aberta ao Presidente da República de Moçambique
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Berlim - O delegado do governo alemão para os assuntos africanos, Gunter Nooke, acusou quinta-feira a China de corresponsabilidade na fome no Corno de África, “porque muitos investidores chineses compram terras e retiram aos pequenos agricultores a base de existência”.
ResponderEliminar...O predomínio da China em África levou mesmo a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a advertir já para um “novo colonialismo chinês”, centrado na apropriação dos recursos naturais.
Boletim Lusa - 29 Jul 2011
Estao todos com os olhos postos nos chineses. E se olhassem para estes tambem:
ResponderEliminarhttp://www.canalmoz.co.mz/hoje/19966-grupo-do-paraiso-fiscal-de-guernsey-adquire-empresa-mocambicana.html
Estes nao sao chineses nao! E nem sequer vieram plantar arvores ca. Ou vieram? E cade os beneficios fiscais, servem para que neste caso?!
A carta ao Sr Presidente sugere que viremos os olhos para nós próprios através do espelho que o prémio é. A capa do Savana que suscita a carta não representa nem chineses nem outros. Mostra os melhores de entre nós.
ResponderEliminarA carta propõe que o país não seja mais considerado um despojo de guerra, uma conquista. Muito menos um espólio da guerra de libertação.
Tenho fé que a carta será ouvida e em breve descerão sobre o país os sinais de viragem.
(Se não para que serviria evocar Samora?)
Congratulo os autores pela iniciativa