Outros elos pessoais

17 junho 2011

Mudar sem mudar (7)

Sétimo número da série.
Tomando em conta o exemplo apresentado no número anterior, eis a estrutura triádica de raciocínio em rigorosa consonância com o facto de a matriz social se manter (não sendo a matriz social alterada, a porta continua franqueada à reentrada social do estereótipo no terceiro nível):
*os homens são superiores às mulheres (estereótipo a eliminar ao nível das representações sociais);
*as mulheres são iguais aos homens (negação do estereótipo, mas manutenção da dicotomia pois não faz sentido haver igualdade entre seres iguais);
*as mulheres são diferentes dos homens (negação da negação, regresso ao estereótipo)
Prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

  1. Na natureza, somos - Morfológica e Hormonalmente - tremendamente diferentes: somos como os pólos negativo e positivo, que se atraem /Complementam!

    A igualdade de direitos, será o que convencionarmos em cada época, em função do nível de desenvolvimento da sociedade em que nos inserimos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.