Adenda: já agora, sugiro igualmente a leitura de um texto em espanhol intitulado "Bin laden e a "carta roubada"", aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 maio 2011
Bin Laden e a ameaça de Obama
Adenda: já agora, sugiro igualmente a leitura de um texto em espanhol intitulado "Bin laden e a "carta roubada"", aqui. Para traduzir, aqui.
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Parece que os autores dos textos aqui anunciados sem o dizerem, abertamente estão tristes com a morte do Bin Laden a quem subtilmente parecem apoiar. Eles atacam os americanos por o terem morto o Bin Laden, acusando a estes de violarem estados, de agredirem o Afganistao e o Irak etc. Sem necessáriamente apoiar estas invasões eu acho que os estados têm o direito de se defender. Se algum estado alberga individuos que matam civis noutros paises deve tratar de o entregar à justiça e caso nao o faça acho legitimo que os estados "ofendidos" procurem eliminar os bandidos no territorio estrangeiro. Acho que foi o Bin Laden que provocou toda a ira do Ocidente contra a sua pessoa. E acho que o Paquistão que, certamente sabia do seu paradeiro, devia o ter entregue à justiça e não so nao o fez como também lhe deu guarita. E ai está. O bandido teve o que merecia.
ResponderEliminarConcordo com o Anonimo. Por uma razao que desconheco, os analistas contemporaneos nao gostam de solucoes rapidas para problemas complexos. Quando Gbagbo foi derrubado, puseram-se a fazer romarias em seu nome. Agora, Bin Laden morto (ou supostamente morto), la vamos nos de novo recuperar a vertante humana e patati, patata...
ResponderEliminarE realmente estranho. Tao estranho, quanto nao se questionar porque razoes os EUA nao mostram o corpo de Bin Laden.
Mentira tem perna curta, meus senhores!