Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 abril 2011
Hoje: quinto aniversário deste diário
19 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Parabéns Mestre.
ResponderEliminarPrometido é devido daí que estou aqui para o parabenizar pelo aniversário deste brilhante site que também é nosso. Muitos e muitos parabéns e até ao próximo aniversário. A luta continua.
ResponderEliminarNao consigo ficar um dia sem espreitar este blog. Jà é um autêntico vicio. Estao todos de parabéns.
ResponderEliminarAqui estou eu mais cedo hoje para lhe dar muitos e muitos parabéns. Força Professor, que Deus o proteja e guie este espaço de todos nós, estamos juntos!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarAquele forte abraço deste lado do Atlântico, muitos parabens pelo aniversário deste cantinho excepcional e a grande expectativa da chegada do seu próximo livro. Até ao próximo aniversário, um seu leitor permanente.
ResponderEliminarFoi aqui, que eu e muitos dos meus contemporâneos, nos iniciamos na blogosfera a ponto de criar nossos próprios blogs. Parabens prof.
ResponderEliminarprof.
ResponderEliminarPARABENS pelo aniversario e pela gentileza de nos manter bem informados bem haja TEACHER...
Mário Lithuri e familia
Ulalalaaaaaa
ResponderEliminarObrigado Prof por estar cada dia conosco, com a qualidade de sempre. Muitos parabens e longa vida. Rungo
ResponderEliminarPrezado Professor!
ResponderEliminarFalta,-me palavras para descrever a gratidao que nos invade a alma ao nos apercebermos que o seu/nosso blogue celebra o seu quinto aniversario! Este blogue ha muito que deixou de ser seu! E nosso e de Mocambique! Nos os utentes nacionalizamo-lo! O Diario de um Sociologo deixou de pertencer ao sociologo para passar a ser de todos os bloguistas e nao so! Nos iniciamos, criamos nossosblogues mas foi deste que nos inspiramos e continuamos a beber a pocao magica que nos mantem vivos! o que mais me surpreende e a capacidade do professor, apesar da idade, actualizar-se nas varias ferramentas que transformaram o Diario de um Sociologo no blogue mais lido e quica no mais actualizado nao so de Mocambique mas da lusofonia! PARABENS PROFESSOR POR CONTINUAR A ENSINARNOS A MODERNIZARMO-NOS!
UM ABRACO DAS INDICAS PRAIAS DE ZALALA E SUPINHO,
MANUEL DE ARAUJO
Parabéns e muitos anos de vida, com a clarividência que nos habituou.
ResponderEliminarEste blog é uma lufada de ar fresco no ambiente poluido, pantanoso em que vivemos-
Um abraço.
Parabéns, professor !!
ResponderEliminarPaulo; Brasil
Parabéns! Que venham mais lustros.
ResponderEliminarc.mota
Uma mao cheia de parabens...
ResponderEliminarA luta continua.
Este Diário é uma "maternidade rara".
ResponderEliminarRara porque são poucas as pessoas nos dias de hoje que se lembram da maternidade onde nasceram / nascem e renascem.
As maternidades são tão esquecidas como são esquecidos os professores.
Mas este Diário e o Professor são uma excepção. São duas parelhas que os seus "filhos" não esquecem, pelo contrário, as mensagens dos que me antecederam, e virão, falam por si.
Sem ser sociólogo, acabei por me apaixonar pela sociologia, graças a este Diário.
Em nhungue e ao sabor do calor de Tete, endereço ao Professor e ao Diário de um Sociólogo o meu profundo e reconhecido ZICOMO.
Ndatenda (obrigado)
Obrigado a todos.
ResponderEliminarMuitos Parabens ao Diário e ao seu criador!
ResponderEliminarAAS
Tenho consciência que talvez seria pedir muito demais, mas devo confessar que sinto saudades dos tempos que o professor interagia mais com os comentadores. Falo-vos dos anos 2007, 2008, foi nessa altura que conheci o DIÁRIO DE UM SOCOLOGO, mas o tempos mudam, isso eu sei.
ResponderEliminarParabens pelo aniversario do blog.Desejo sucessos ao diario e ao seu criador e continuacao de bom trabalho.
ResponderEliminar