2. De nada serve mostrar continuamente em inúmeras instâncias de debate e persuasão que a violência é desnecessária e nociva, se não forem continuamente desarmadas as condições sociais que continuamente armam as mentes ("mentes armadas", uma bela expressão do bispo Diniz Sengulane que usei como estímulo neste texto no qual fiz uso por três vezes do advérbio "continuamente").
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
19 outubro 2010
Dois postulados
2. De nada serve mostrar continuamente em inúmeras instâncias de debate e persuasão que a violência é desnecessária e nociva, se não forem continuamente desarmadas as condições sociais que continuamente armam as mentes ("mentes armadas", uma bela expressão do bispo Diniz Sengulane que usei como estímulo neste texto no qual fiz uso por três vezes do advérbio "continuamente").
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Obrigado por esta professor. Infelizmente nós os “crédulos” continuamos a achar que a solução primeira está no assumir o erros. Só assim trabalharemos na redução das assimetrias sociais.
ResponderEliminarÉ que os nossos académicos preferem, não sei a troco de quê! Desviar a atenção dos dirigentes dizendo-lhes que com eles está tudo bem, procurar responsabilidades nas questões como analfabetismo. Como se o estado não fosse o responsável numero 1 pela educação do seu povo!
Chacate,
ResponderEliminarA qualidade de educacao faz toda a diferenca,
E da maneira como a situacao se mostra em Mocambique, tende a piorar, porque a qualidade de educacao tende a baixar,
A questao melhoria da qualidade de educacao em Mocambique 'e fundamental, ela afecta a sociedade toda, e ai eu temo que a coisa estaeja apenas no principio.
No tempo do Machel, eu deixei de estudar porque nao tinhamos carteiras pra sentar, era um stress voce ir 'a escola ter boas notas mas nao poder escolher o curso que queres e deixava sem prespectiva,
mas tinhamos bons Professores, eu tive bons professores na Manyanga, e nunca consegui imaginar como abordar um Professor para ter boas notas, e fazer a troca financeira, entre as notas financeiras e escolares
Hoje, sao os professores que pedem dinheiro, pedem favores sexuais as meninas pra notas, isso por si so, afecta e influencia toda a actuacao e estar perante a vida, do alunos enquanto viverem, rebenta com toda a estrutura moral da sociedade, o resto vai acontecer normalmente, porque se abriu estaco para ma conduta e imoralidade na escola, que devia de ser a base de sustentabelidade e desenvolvimento humano de mocambique.
Nao sou psicologo, mas 'e basico que se aprende mal, voce vai aplicar mal e vai ensinar pior.
A melhoria de qualidade de educacao 'e fundamental para Mocambique.
prof.
ResponderEliminarGostei de telo ouvido hoje no cafe da manha do Emilio Manhique.
Agora oiço O Jorge Rebelo a falar muitõ diferente daquilo que dizem os CAMARADAS.
PS. Se alguem tiver excertos dos discursos de SAMORA MACHEL peço os
meu email mariti177@hotmail.com
Mario lithuri
Abdul Karim,
ResponderEliminarConcordo plenamente consigo. Porém, isso não retira a responsabilidade do Governo como tentam nos fazer aceitar alguns académicos com destaque para o colaborador do Jornal Notícias! Obviamente porque esta é da responsabilidade do estado.