Outros elos pessoais

18 agosto 2010

Petróleo e prismas políticos

Sobre a descoberta de petróleo em Moçambique, porta-vozes de três partidos manifestaram-se assim, segundo a "Rádio Moçambique":
Porta-voz da FRELIMO: "É uma janela de esperança que se abre e vai ter um grande impacto nos esforços do combate à pobreza em Moçambique", afirmou, adiantando que a existência de petróleo iria "melhorar a qualidade de vida dos moçambicanos, sobretudo numa altura em que o preço do crude (no mercado internacional) tem tido reflexos no país."
Porta-voz da RENAMO: "Não é por falta de potencialidade que o país está neste estado de pobreza, mas sim por falta de um bom governo", pelo que "estamos um tanto ou quanto receosos porque a FRELIMO pensa que as riquezas do país são suas."

10 comentários:

  1. Uma janela de esperança? Vamos la ver. E quando vao abrir uma porta ao povo, aos desempregados, etc?

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Viriato,

    Quando formos totalmente independentes,

    As solucoes dos problemas dos desempregados estao no plano de trabalho de setembro.

    ResponderEliminar
  3. Este novo oásis só irá criar mais conflitos, divisões, corrupção, etc.
    O melhor seria não descobrir NADA.
    Isto em nada irá beneficiar a maioria do povo, para eles isto continuará sendo uma miragem no deserto, e só servirá para rechear ainda mais os bolsos de uma comandita que tem abusado do poder e contribuido para que continuemos vivendo numa sociedade partidarizada e corrupta.
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  4. O Bom, o Mau e o Feio. Quem for filho do Criador que escolha a melhor peca...

    Ate parece um Tango de Gardel, tocado de frente para tras e vice-versa, revelando mensagens ocultas.

    Para variar.

    So que Tango, nao se danca a solo. Muito menos a tres. So com dois e mais ninguem!

    ResponderEliminar
  5. Petroleo em Mocambique? E que modelo de exploracao será aplicado? Noruegues, Angolano ou Nigeriano???

    AAS

    ResponderEliminar
  6. A Gata e o AAS estao selecionados,

    Vou actualizar e depois divulgo a seleccao actualizada.

    ResponderEliminar
  7. Num momento em que o custo de vida vai subindo, ha sempre noticias que convem para baixar a tensao social. Esta eh certamente uma delas.

    Ora vejamos, o Governo atraves da Ministra do Pelouro de Energia vem a publico dizer que descobrimos Petroleo algures. Entretanto o mesmo anuncio eh depois acompanhada de um mar de incertezas quanto a viabilidade da exploracao do mesmo dai que nao podiamos ficar tao comovidos com o anuncio. Pergunto eu, se o objectivo nao fosse o de desviar atencoes sobre o aumento astronomico do custo de vida, porque nao se esperou pelas certezas para se fazer um anuncio mais consistente? Porque razao tanta pressa em criar a ideia de que ha uma luz no fundo do tunel, quando na realidade are pode ser simplismente um pirilampo?

    Sejamos mais honestos!

    PP

    ResponderEliminar
  8. Depois da desgraça da subida de preços e da agitação Hermínio, finalmente a anestesia: petróleo!

    ResponderEliminar
  9. Boa reflexão esta do PP e do último anónimo. Isto é uma diversão. Desde os dados de Fevereiro não há nada que seja novo. Desde aquela vez que Aires Ali falou em Cabo Delgado não há nada coisa nova.
    Acostumemo-nos de descobrir as diversões senão somos de novo apanhados em 2013 e 2014.

    ResponderEliminar
  10. Um pormenor que ainda ninguem comentou, para alem dos demais, e o facto de normalmente estas noticias de "descobertas" surgirem sempre em vesperas de renovacao de concessoes de exploracao pelo Executivo Mocambicano.

    Por quem, e Porque os sinos dobram?

    Eis a questao.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.