Outros elos pessoais

20 agosto 2010

A "hora do fecho" no "Savana"

Na última página do semanário "Savana" existe sempre uma coluna de saudável ironia que se chama "A hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Deliciem-se com "A hora do fecho" desta semana, da qual ofereço, desde já, um aperitivo:

5 comentários:

  1. Aqui estamos para ver e viver esta situação.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. As companhias devem (sao obrigadas por lei) informar ao Governo acerca dos desenvolvimentos das suas actividades de Pesquisa bem como dos seus resultados ainda que nao sejam definitivos.

    Durante a pesquisa podemos ter informacao do potencial de uma area mas a unica forma ade confirmar a ocorrencia de petroleo ou gas num lugar e a execucao de furos. Mesmo depois de se verificar a sua ocorrencia e necessario calcular quantidades, viabilidade de exploracao...coisas que podem levar muito tempo ou nao.

    A ocorrencia de petroleo na Bacia do Rovuma e um marco muito importante na historia de Pesquisa de hidrocarbonetos em Mocambique e na Africa Oriental.
    Mesmo que neste furo nao haja quantidades comerciais de petroleo e diferente ter um furo seco de ter uma ocorrencia de petroleo. Esta ocorrencia confirma que neste local petroleo foi gerado. Mesmo que nao se tenha acumulado na estrutura furada pode vir a ser encontrado em boas quantidades em pocos futuros, em outras estruturas na regiao. E a propria descoberta e um dado em si.

    Entendo o anuncio como um update em relacao aos trabalhos que estao em curso no Rovuma, se nos recordamos, em 2008/2009 uma informacao da mesma natureza foi nos dada em relacao a descoberta tecnica de gas no Bloco Offshore 16& 19 operado pela Sasol (http://www.mozambique.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=196&Itemid=9) apesar de nao se ter dados conclusivos foi uma informacao acerca dos trabalhos em curso quer se venha a declarar descoberta comercial ou nao. Mas bom este caso deve ser diferente pois trata-se de petroleo...

    Parece-me que a ideia e enquanto nao houverem certezas nada se divulga.
    Na minha opiniao e sempre melhor acompanhar o processo todo que se venha a declarar descoberta comercial ou nao no futuro.

    ResponderEliminar
  3. Nao me admira que daqui a pouco surjam empresas que se vao associar as multinacionais na exploracao do tal petroleo. O problema nao esta em termos empresas nacionais associadas, o problema e que tais empresas nacionais sao sempre das mesmas pessoas....

    Um outro problema e que esta virando moda vir anunciar o nascimento do pinto mesmo antes do ovo se formar e nao raras vezes vimos projectos "pomposamente anunciados que desapareceram mesmo antes de nascer. O projecto das Areas pesadas em Gaza, a Procana, a jatrofa, a refinaria de Nacala-Velha, etc, etc sao so alguns exemplos.

    ResponderEliminar
  4. A descoberta do Petroleo é bem vinda.
    Mas vai trazer-nos grandes "problemas" conflictos,
    como tantas as outras descobertas que apareceram pelo mundo fora.
    Anonimo, as vezes sonhamos alto demais como tu bem o dizes!

    ResponderEliminar
  5. O Sonho e comanda a vida...

    So que sonhar acordado, e um perfeito delirio.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.