Outros elos pessoais

29 junho 2010

Termos úteis: geração e viragem (2)


Mais um pouco da série.
Escrevi no número inaugural que os termos geração e viragem são úteis. Acrescento agora: são politicamente úteis.
São politicamente úteis por quatro razões fundamentais:
1. Primeiro porque conseguem pôr muita gente a racionar e a escrever exactamente onde os seus criadores desejam: no interior de um molde político do tipo teia de aranha;
2. Segundo porque são portadores de uma crença do tipo milenarista no sentido de que é possível vencer a pobreza do interior de um sistema social - o capitalista - seminalmente seu produtor diário.
3. Terceiro porque, se associados - geração da viragem -, criam a macia atmosfera de mudança possível no interior de um mesmo interesse colectivo, inteligentemente esvaziado das contradições e dos conflitos veiculados por conceitos como classe, grupo social, etc.
4. Quarto porque a liga na qual estão inseridos é leve e volitiva, fácil de memorizar como se fosse um anúncio publicitário atraente.
Imagem reproduzida daqui.
(continua)

2 comentários:

  1. ... o poder das palavras...Os neoliberais as manipulam magnificamente, dando novos ou renovando significados, conforme o objetivo a ser alcançado. Bem lembrado, caro prof. Carlos.

    Paulo; Brasil

    ResponderEliminar
  2. Pois é, há quem ame os sedativos e pretenda, mesmo, que eles são energéticos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.