Outros elos pessoais

08 junho 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (15)

Mais um pouco da série.
Procurar com rigor as causas dos fenómenos e as razões do comportamento dos actores são duas tarefas permanentes nos cientistas sociais. Isso, independentemente de os fenómenos e os resultados da pesquisa serem agradáveis ou não. Não é tarefa do cientista procurar a maldade ou a bondade nos fenómenos sociais.
Porém, há, quanto a mim, um dado a ter em conta a jusante do processo de pesquisa e explicitação dos resultados.
No número 10 propus cinco instâncias para reflexão. A quarta é a seguinte: "A permanente busca de ética em todos os protocolos de conhecimento e procedimento pré-científicos e científicos".
Toda e qualquer crença, todo e qualquer protocolo de conhecimento e procedimento, pré-científico ou científico, que lese moral e fisicamente outrem, deve ser absolutamente condenada (o) pelo cidadão que é o cientista. Por exemplo, um procedimento que conduz alguém à morte ou ao isolamento social por ser considerado feiticeiro ou feiticeira, deve ser condenado pelo cidadão que é o cientista; um procedimento que a partir de uma descoberta em química sirva para criar engenhos que causem sofrimento e morte em centenas, milhares de pessoas, deve ser, igualmente, condenado.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.