Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
17 maio 2010
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Porquê que me estou a rir?
ResponderEliminarUm riso triste, porém, um riso.
Sobre o dito Doutoramento Honoris Causa, so me da vontade de chorar.
ResponderEliminarAonde queremos chegar com essa pouca vergonhice?
Isso acontece porque o lambe-botismo ja comecou a invadir a academia!
Tambem a culpa e do Governo que foi quem deu competencias para a ISCTAC outorgar esses titulos. Ai esta o resultado!
Ca por mim, propunha que as universidades tivessem competencias bem definidas aprovadas pelo Governo. Instituicoes com menos de 20 anos (limite escolhido ao acaso) ou sem um numero consideravel de Doutores no seu quadro de pessoal nao deviam ter essas competencias.
supreende que o professor ainda nao se pronunciou sobre a falta de respeito do apresentador arsénio henriques durante o debate sobre o homosexualismo que passou na STV no passado dia 11.
ResponderEliminarEstá aí mais um presságio meu a confirmar-se. Se o nome de Chipande fosse atribuido a um quartel, a um posto militar, a uma academia, ficava melhor, mas a uma instituição de ensino superior, é uma aberração.
ResponderEliminarMas vamos ao post em questão. Quais são as grandes obras do senhor Henriques Bongasse para merecer um prémio desses? Tenho sérias dúvidas se meia dúzia de pessoas conhecem este senhor. Pessoalmente oiço falar dele através deste Diário. Mas gostaria que alguém me dissesse quais são os grandes feitos desse senhor.
"A atribuição de prémios não é mais do que um extrebismo político e serviço de secretaria." Disse José H. Saraiva. E confirma-se!!! O pior, não é só a banalidade do título que se vai embora, como o ensino superior fica à deriva. Ainda vamos assistir o pulular factos que vão ferir as academias e os amantes das letras. Fazer o quê?
Zicomo
Fiquei curioso com o comentario do ESM,
ResponderEliminarSera que o tal assunto(que eu nem vi), sera tocado aqui no blog??
1- em relacao a expropriacao, 'e um grande negocio em mocambique, ate eu ja estou pensar em comecar exproriar tambem, tipo comercio geral, to pensar em abrir "expropriacao geral" , assim do jeito expropriar tudo que vier perto, grande negocio este, ate da muita prosperidade.
ResponderEliminar2 -'e por causa dessas coisas que eu sugiro 'a ONU Honoris Paciencia pro Professor.
2.1- Porque o Professor esta aguentar muito bem a "barra" desde dos 1970 e tal, a paciencia do professor nao esgota, parece "saco azul" do estado.
2.2- porque os titulos estao tao banalizados que nenhum faz jus ao que o Professor tem pacientemente feito desde primordios da nossa "independencia", antes mesmo de eu nascer acho...
Vamos la ver se a ONU considera o meu pedido, eles as vezes fazem declaracoes de amor pra mim...