Outros elos pessoais

11 abril 2010

Três na AR (6)

O fim desta série.
Teremos, então, uma Assembleia da República com a Renamo gerindo a inércia interventiva, um novel MDM procurando ganhar audiência pública e uma Frelimo formalmente calma com a maioria absoluta.
Mas compliquemos o cenário.
Atenta estará a bancada fiscalizadora à distância dos doadores. Não é crível que Renamo e MDM por agora se aliem, mas também não é crível que a Frelimo possa absolutamente ditar as regras do jogo. Por hipótese, a Frelimo tentará evitar a aliança dos dois rivais, aliança que pode reforçar a pressão estratégica da bancada doadora. Mas Renamo e MDM conhecem a pressão dos doadores e podem futuramente ensaiar uma aliança táctica. Os dois são, de algum modo, reféns da Frelimo, mas esta é, de algum modo, refém dos doadores. Tenho a tentação de, a esse respeito, pensar na complexidade do dilema do prisioneiro na teoria dos jogos.
(fim)

8 comentários:

  1. Teremos uma AR com a Frelimo, a Renamo e os Doadores (representados pelo MDM) tal como diz o professor Serra.

    Não sei se uma aliança Renamo e Mdm favorece ainda mais ou menos os doadores. É que esta aliança ainda tem um número de votos inferior ao que toda a oposição moçambicana tinha na legislatura anterior, ou seja, será uma aliança que não reforça o campo de manobra da oposição parlamentar Moçambicana .

    ademais uma aliança significaria aquele grupo (MDM) voltar a Renamo depois de uma saída, as mesmas pessoas

    É provavel que a Frelimo nao interesse uma aliança no seio da oposição, mas não vejo razão para se forçar para que tal aconteceça, porque se os doadores conseguem forçar a aliança Renamo Mdm, nada estarão a fazer do que reconhecer dhlakama como o verdadeiro líder da oposição Moçambicana, enfraquecendo assim o papel de Daviz Simango.

    De facto a teoria dos jogos funciona muito bem neste caso, mas a grande particularidade é que a Frelimo, para qualquer das alternativas, continua um jogador indiferente, porque as suas cartadas no baralho não dependem das cartadas dos seus adversários.

    ResponderEliminar
  2. Vamos tentar "humildizar" a frelimo,

    Sabemos que nos "retumbaram"... mas nao podem ser "arrogantes"... depois existem sempre pessoas que nao gostam...de "abusos".

    Depois eu tambem preciso de isencao fiscal e predio pott.... vida esta dificil... tem que ficar na bicha... e ainda tem as 100.000 casas dos jovens....

    Muitos problemas... pra resolver em 2010.

    Nao 'e ?

    ResponderEliminar
  3. Para comeco, o cenario apresenta-se assim. Depende somente da Oposicao determinar a futura disposicao das pedras em jogo.

    Mas com ideias proprias. E nao a reboque do "mano mais velho", numa eterna e doentia relacao parasita-hospedeiro.

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente não veijo algum mal a aliança entre MDM e Renamo, caso a leis em debate tenha os interesses do Povo acima dos interesses partidários.

    Vamos pensar na parte positiva.
    Política como uma ciencia e acção, não em jogos para agradar a este ou aquele.

    Se for em benefício do Povo? porque não?
    A vitória retumbante da frelimo foi conquistada sem dignidade; isso não interessa!!
    O Povo, nós, e todos sabemos disso, estivemos no terreno e conhecemos os malabarismo da frelimo.
    A exclusão dos partidos, em especial do MDM, mostrou que não estavam a vontade.
    Importante a revisão da Lei Eleitoral com todos olhos postos nos malabaristas!

    ResponderEliminar
  5. E eu a pensar que o jogo era xadrez...

    complicado ...Estar num jogo sem saber qual 'e o jogo...

    O baralho esta com a frelimo...?

    Vamos esperar eles darem cartas entao.

    ResponderEliminar
  6. A frelimo está "condenada" a ficar no poder mais algumas legislatura.

    Juíz - a "oposição" lida, visível, na blogosfera.

    "Pensa comigo".

    ResponderEliminar
  7. Fontes de Nampula indicam que Cornélio Quivela lidera uma nova formação política Moçambicana, o Partido Humanitário de Moçambique, PAHUMO, de ideologia centro-direita, apresenta-se publicamente hoje, na cidade de Nampula

    Consta que é um partido fundado por um grupo de políticos que até as eleições presidenciais e legislativas e das assembleias provinciais de 28 de Outubro último militavam na Renamo, no Movimento Democrático de Moçambique, MDM, e Partido para a Paz e Democracia (PDD), na oposição.

    Será uma estratégia de força ou de fracasso ?

    ResponderEliminar
  8. Partidos formados com leasing bancário. E com prémios de seguro chorudos...

    Há muitas maneiras de se drenar o OGE para alguns cofres habituais. Nem que seja em "chant" com partidos de fachada.

    Fraude fiscal descarada.

    A propósito, cadê o partido-fundação do sr. Macassa Toléis?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.