Outros elos pessoais

09 abril 2010

Blanche/Malema: o roteiro de Jano (2)

Mais um pouco desta série.
Ambos, Blanche e Malema, são expoentes de duas fases da história sul-africana, fases marcadas por uma extrema racialização do social.
Mas antes de prosseguir, permitam-me deixar-vos algumas breves linhas sobre três fenómenos de categorização: racismo, etnicismo e xenofobismo.
No racismo actua-se por marcadores físicos elementares - é a racialização do social; no etnicismo, por marcadores simbólicos (língua, "costumes", anterioridade de chegada a um território, heróis epónimos) da comunidade imaginada de origem - é a etnicização da identidade; no xenofobismo, por marcadores simbólicos alargados ou globais da comunidade imaginada - é a nacionalização extrema do social. No primeiro caso temos a visibilidade somática, no segundo a visibilidade das pequenas raízes originárias e, no terceiro, a visibilidade agrupada das grandes raízes originárias. É racista quem defende a superioridade sócio-genética de um grupo; é etnicista quem defende a superioridade da sua comunidade imaginada de origem; é xenófobo quem defende a preeminência e a supremacia de uma nação. Nos três casos está em jogo a luta pelo monopólio dos recursos de poder em função de marcadores: pigmentação no primeiro caso, pequena comunidade imaginada no segundo, grande comunidade no terceiro. Racismo, etnicismo e xenofobismo são exercícios sociais de inclusão/exclusão que, interiorizados, assumidos, funcionam como os semáforos (o verde para os nossos, o vermelho para os outros). Todavia, não podemos colocar fronteiras absolutas entre os três fenómenos. O xenofobismo, por exemplo, pode surgir vestido de etnicismo ou de racismo. A permeabilidade é, muitas vezes, imediata, as fronteiras são fictícias e porosas.
(continua)
Convite às 8:21: renovo o convite aos leitores para participarem nesta série de tema delicado, comentando.

46 comentários:

  1. Professor

    temos mesmo que aliar Blanche a Malema ? O que me preocupa é a relação entre o discurso ou canção de Malema e o assassinato de blanche ?
    Do ponto de vista social Dr, acha que a morte de Blanche pode representar a saturação das pessoas que ele maltratava, inspiradas nas declarações de Malema ?

    E porque é que Malema cantou "Kill the boers" ? Será que os boers estão por detrás das tentativas de difamação do jovem líder sul africano ?

    São inquietações que carecem de interpretações de vária ordem.

    ResponderEliminar
  2. Malema e Blanche são os dois extremos opostos do caminho que a RSA trilha. No meio está a verdade e uma nação de homens e mulheres de todas as raças e credos que lutam dia a dia, ombro com ombro, na construção do futuro em paz e harmonia.

    PS: chega a provocar arrepios circular nos grandes aglomerados de Durban ou JHB e constatar o orgulho com que TODOS vestem as cores do Mundial 2010. E só uma conclusão se pode daqui tirar, Este país tem um futuro grandioso á sua espera. Blanche e Malema são passado.

    ResponderEliminar
  3. As recentes ondas de xenofobia e agora o ressuscitado odio racial (que na verdade sempre existiu mesmo depois da Afria do Sul se considerar um arco-iris, apesar de constantemente nos cegarmos e nao querermos olhar para o que esta para alem/detras desse arco iris, nao serão resultado dos "erros" da verdade e reconciliação na Africa so Sul. Sera que houve verdade e reconciliação na Africa do Sul? Como é que a Africa do Sul permitiu e permite Terre Blanches (ele mesmo assassino) e seu partido racista, pro-apartheid e vingativo? Malema quanto a mim é um lider jovem do tipo populista que aproveita-se das situacoes para auto promover-se (neste dominio podemos olhar para as suas declaracoes bombasticas na crise Zuma/Mbeki)...

    ResponderEliminar
  4. Basilio,

    Eu nao defendo a culpa de Malema ou ligacoes politicas em relacao ao assassinato.

    Defendo que as "declaracoes" de Malema, apenas contribuem para desetabilizar a RSA, uma economia da qual dependemos.

    Acredito que as declaracoes de "malema" apenas procuram uma razao, para atravez da desestabilizacao permitir a manutencao de poder, uma vez que estao ja identificados pelo Povo como dirigentes currupto, vulgo wabenzis, alias estrategia ja conhecida, pois acredito que os "libertadores" africanos nao conseguem ( conseguir no sentido de capacidade real) e nem construiram as suas Nacoes realmente independentes.

    ResponderEliminar
  5. Interessante como as sociedades se organizam. Falar da África do Sul, estando aqui do outro lado do Atlântico, não é muito fácil, mas o tema me faz lembrar da estrutura social brasileira, ainda baseada no modelo colonial Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freire, que se reproduz perversamente em nuances apontadas pelo antropólogo Roberto Da Matta em, p. ex, O que faz do Brasil, Brasil?

    Paulo - Brasil

    ResponderEliminar
  6. Se a África do Sul quiser sobreviver, terá de mandar o seu Viriato para Inglaterra...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o anónimo,
    partidos como o AWB e o Blanche deveriam ser irradiados do panorama politico Sul Africano e Mundial. Não é possivel que nessa altura, ainda existam, na África do Sul, pessoas que defendam uma nação livre de negros.

    Tudo isso visa manchar os esforços do Governo Sul Africano so sentido de organizar um dos melhores mundias de sempre.
    Mancharam o CAN de Angola e agora querem manchar o Mundial da África do Sul

    ResponderEliminar
  8. Prof.\
    Faleceu Abel Muzorewa, depois de ter ouvido que seu irmao nos Estados Unidos havia falecido tambem.
    PS. Grande lider africano especialmente do Zimbabwe Paz as suas almas
    Fonte RM, noticiario das 15

    Mario Lithuri

    ResponderEliminar
  9. A minha preocupação continua caros analistas, o Blanche morreu assassinado supostamente por seus empregados... bla, bla, bla...

    O que é que faz destes crime um crime que ultrapassa o da morte de Luck Dube?

    Por que razão este crime deixa de ser do facto de RSA haver muita criminalidade mas ser um problema político que até pode ameiaçar a estabilidade política do País?

    Sim, concordamos que na RSA morrem muitos negros vítimas de xenofobia, muitos negros afogados ou entregues aos cães, só que desta vez o problema parece ter outras dimensões!...qual é a razão? as peripécias do malema considem com a morte do blanche eis a respoata Basílio. será que a morte dos negros não conscidiu com os pronunciamentos loucos de blanche e daí?...

    Portanto RSA precisa de diálogo sério em nosso ver.

    ResponderEliminar
  10. 1 - Ao Prof. congratulando-o pelo teor deste II artigo - educativo;

    2 - Solidarizar-me com Mario Lithuri,
    e o Povo do Zimbabué, pela perda de Abel Muzorewa.

    ResponderEliminar
  11. Enquanto a RAS não deixar de querer ser o exemplo de um país com "mente limpa" e, acima de tudo, adiar os seus problemas mais candentes, como por exemplo a reforma agrária, o sistema de segurança social, etc., vamos assitir tragédia atrás de tragédias.

    Chamaram de louco à Samora quando, em 1975, colocou os pontos nos ís. Agora, volvidos cerca de 24 anos da morte do nosso marechal, os que não se aliaram às suas políticas estão a pagar um preço bem caro, Pombal e Franco na Espanha, previu que o adiamento das Mugabe é um deles.

    Samora foi um grande visionário que, à semelhança de Marquês de políticas "drásticas", nomeadamente o 24/20, as nacionalizações, a independência TOTAL do país, o papel do Estado, o primitivismo de certos hábitos e culturas, etc;, era um imperativo nacional.

    Dizia que era preciso matar o crocodilo enauqnto pequeno. Não foi à toa. Era preciso entregar o país aos moçambicanos, deixar que o povo conduzisse os seus próprios destinos, enfim, tudo isto custou-lhe à vida. Morreu feito um herói conhecido e reconhecido, nacional e internacionalmente. Doa a quem doer, se a RAS tivesse seguido às pegadas de Machel se calhar o país não estaria a viver estes momentos de tensão.


    É precisar colocar as coisas nos carris. Mandela quando entrou no poder, não sei porquê, adiou. Deixou para as gerações vindouras a resolução dos problemas que ele mesmo sabia da gravidade dos mesmos, quão Pilatos. E não tardou, o mundo inteiro rendeu-lhe homenagem. Amiro Mandela, mas nunca foi meu ídolo.

    A indenpendência do regime negro não trouxe nenhumas vantagens para a classe pobre que se manteve pior do que estava antes (em termos sociais). Os negros foram acantonados na esperança de verem seus problemas resolvidos. Nunca.

    Os políticos na RAS anda em debandada. Escarrapitam-se pelos cargos políticos pessoas que estão com sede de berço, coisa que para Samora era inútil. Pior: o ódio entre os negros e os brancos é cada vez aceso. Nunca houve uma mesa redonda para acabar com estes preconceitos, porque o dinheiro, a ganância e o poder fala mais alto. Tudo é uma questão de mais dias e menos dias, a RAS é um barril de pólvoras. Talvez se criasse uma federação....

    Zicomo

    ResponderEliminar
  12. Sr. Viriato, se Mandela seguisse os passos de Machel, Africa do Sul estaria na pobreza absoluta conmo nós estamos. A nossa pobreza absoluta deve-se à Samora Machel. O colonialismo nos empobreceu, mas o comunismo e a ditadura de Machel nos empobreceu absolutamente. Nunca o Samora devia ser o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  13. Basílio,

    Não sou nenhum Professor nem o Professor a quem diriges as tuas perguntas.
    Será que gostarias que eu dissesse algo sobre o que te inquieta?

    Chacate,

    Achas que o que levanta todo o debate é por Terry Blance ser branco? A mim também isso incomoda, mas asseguro-te que não é isso. Pieter Botha era branco, mas ninguém suspeitou que o haviam envenenado com a sua morte em 2009, pois ele já não constituia algum perigo.

    Portanto, o que levanta tanto debate depois da sua morte, é por Terry Blance ter sido um extremista e só isso. E vem a ligacão de outro extremista, o Julius Malema... O debate visa que inocentes morram.

    Abraco

    ResponderEliminar
  14. Armando,

    Será que foi mesmo Samora que empobreceu o país? O Armando tem a certeza disso? Em que medida Samora contribui para empobrecer o país? Em Moçambique, que saiba, está para nascer um presidente igual a Samora Machel.

    O próprio Mandela que citas, não fosse a audácia de Samora Machel, provavelmente estaria hoje confinado nas masmorras sul-africanas. Ou esqueceu-se de que Samora abdicou do seu tempo como chefe de estado para resolver o problema de Mandela. Nenhum indomável que hoje alguns dos meus pares dão graças e cantam louvores teria piedade de lhe dar liberdade. Mas Samora bateu-se pela liberdade de Mandela.

    A nível interno é o que Guebuza está a passar. Está a tentar combater defeitos que para uns é um modo de vida:à corrupção. Tentou vencer à pobreza e prova disso são as infra-estruturas que os seus acólitos deram de assalto. Quantos moçambicanos ele mandou estudar e formar? Quantos? Gente do campo, da base, do distrito, da localidade, etc.

    Eu percebo porque tanto ódio à SAMORA, era um homem que não gostava nada das ideias actuais, da mente limpa, das tendências vazias para a burguesia, para a inércia, para o nepotismo, enfim, isso criou-lhe inimigos dos mais pesados.

    Samora teria acabado com o gueto que há na RAS, ou já se esqueceu que os pobres estão mais pobres? A RAS precisa de um habdicap para se curar, aquilo que brilha, a sua economia, não julgue que é ouro.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  15. Viriato,
    ja tomaste os comprimidos hoje? estou preocupado contigo. com o frio ai do norte da tuga ainda acabas outra vez por ter de baixar...

    ResponderEliminar
  16. "Nós somos continuadores
    De revolução Moçambicana
    ...
    O nosso pai é papa Samora
    ..."

    Cresci como muitos de nós a cantar esta cantilena, aprendi como muitos a adorar Samora a vê-lo como um ídolo e ainda hoje acredito que tudo fez pelo seu povo. Mas hoje sei ter a distância suficiente para perceber que fez muita porcaria, e provavelmente a nossa pobreza é um legado de Samora e seus pares.

    Mas acredito que fez um trabalho excelente na criação da ideia de Unidade Nacional, cresci a sentir-me Moçambicano e a acreditar num propósito comum.

    Essa será uma das nossas riquezas e o que nos separa do que se passa na RSA.

    Ainda luto por separar o que é real e o que é propaganda. Ainda hoje me custa não torçer pelas equipas e atletas do Leste e sei que é um reflexo condicionado pela propaganda, o que mais será?

    Se Samora fez tudo pelo seu povo, a minha mãe que trabalhou perto dele viu-o chorar pelo povo, mas também é verdade que em sua casa comia-se com talheres de ouro e louça VistaAlegre, bebia-se em copos de cristal e vestia-se dos melhores custureiros.

    O tempo vai se encarregar de nos traçar o verdadeiro perfil de Samora e acredito que vai sair algo entre o ceu e o inferno, mas bem terraqueo.

    ResponderEliminar
  17. O Viriato afirma:
    “Enquanto a RAS não deixar de querer ser o exemplo de um país com "mente limpa" e, acima de tudo, adiar os seus problemas mais candentes, como por exemplo a reforma agrária, o sistema de segurança social, etc., vamos assitir tragédia atrás de tragédias. Tudo é uma questão de mais dias e menos dias, a RAS é um barril de pólvoras.”

    Viriato, apesar dos muitos problemas, a África do Sul não é exactamente um barril de pólvora à espera das tragédias, acredito que eventualmente o Povo sul-africano terá o bom senso de reflectir e encontrar as melhores soluções.
    Quando aborda o sistema de segurança social não sei ao que se refere, pois a Africa do Sul tem dado importantes passos nesse sentido. Quanto à reforma agrária, ela está sendo feita, tendo em conta que o Governo e o Povo não querem copiar os erros do Zimbabwe. A reforma agrária vai avançando em paz, ordem e justiça, embora precise de avançar mais rapidamente.
    Apesar do barulho e dos extremismos, as nacionalizações e expropriações em larga escala não vão acontecer na África do Sul.

    Viriato também afirma:
    “O próprio Mandela que citas, não fosse a audácia de Samora Machel, provavelmente estaria hoje confinado nas masmorras sul-africanas. Ou esqueceu-se de que Samora abdicou do seu tempo como chefe de estado para resolver o problema de Mandela. Nenhum indomável que hoje alguns dos meus pares dão graças e cantam louvores teria piedade de lhe dar liberdade. Mas Samora bateu-se pela liberdade de Mandela. Samora teria acabado com o gueto que há na RAS, ou já se esqueceu que os pobres estão mais pobres?”


    A libertação de Nelson Mandela deve-se ao Povo sul-africano, à pressão internacional e ao contexto político, é um absurdo insinuar que Samora teve um papel relevante “para resolver o problema de Mandela”.Samora bateu-se pela liberdade de Mandela , assim como milhões de pessoas em todo o mundo, mas não teve papel preponderante.

    “Samora teria acabado com o gueto que há na RAS, e os pobres estão mais pobres”.
    Eu pergunto:
    Samora acabou com os guetos em Moçambique? Em Moçambique os pobres estão mais ricos ou mais pobres?

    ResponderEliminar
  18. Terre Blanche estava envolvido em atividade sexual com seus assassinos, incluindo um menor. Seu corpo nu, preservativos usados no chão e sem sinais de arrombamento provaram que tinha havido um pre acordo. O pub local confirmou que blanch tinha estado com os seus assassinos desde primeiras horas do dia comprando lotes de álcool que exclui as sugestões de que sua morte foi por motivos racistas.
    Fonte = ANC PAGE

    ResponderEliminar
  19. Basílio

    Julgo interessante esta revelacão, pois com base nisso podemos ainda mais debater sobre a pessoa de Terre Blanche. Entretanto, penso que o que está em discussão não é o motivo da sua morte porque ficou claro que não houve motivacão política. Pelas informacões que abundam, eu pelo menos recuso-me a acreditar que tenha havido motivacão política. E mesmo se houvesse motivacão, não seria necessariamente conotado a Julius Malema, mas mais provavelmente ao EXTREMISMO e suas consequências.

    Portanto, o que se debate aqui é o EXTREMISMO na África do Sul e discutindo sobre isso, tem que necessariamente discutir sobre Julius Malema que também é um EXTREMISTA. Continuo a dizer que Julius Malema é um peso no ANC, algo que a lideranca do partido já está a considerar. Da mesma maneira, AWB é um peso na comunidade branca de África do Sul.

    ResponderEliminar
  20. Fantástico, Reflectindo.

    Professor: não lhe será possível fazer funcionar um sistema de votação para cada comentário?

    ResponderEliminar
  21. Sr. José

    Li esta notícia na imprensa Portuguesa, que, como todos já sabemos, está ao serviço exclusivo do imperialismo capitalista ocidental.
    Portanto, altamente suspeita.
    Neste contexto, agradeço, penhorado, o favor de verificar localmente, se é ou não verdadeira - se está deturpada, mal traduzida, falsa, meia-falsa, trabalhada, etc,...

    “O Governo sul-africano anunciou que cerca de 90% das propriedades agrícolas compradas pelo Estado a fazendeiros brancos desde o fim do apartheid e distribuídas a famílias negras tinham deixado de ser produtivas.
    A meta de redistribuir um terço dos solos aráveis do país até 2014 não poderá ser cumprida
    e o ministro da reforma agrária, Gugile Nkwinti, ameaçou confiscar terras se as coisas não melhorarem.
    …”

    90%, só!

    Por agora, não vou tecer mais considerações sobre o “problema” agrário da RSA
    Reforma, para mim, é uma questão, um termo, muito específico.

    E isso vai depender do que o Sr. apurar sobre a veracidade da notícia, por favor.

    Mas é uma temática interessante.

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  22. Samora não acabou com a pobreza, mas acabou com o essencial: a ideia de "mente limpa", o espírito de inferioridade, o saudosismo, a superstição, etc.

    Estes paradigmas, se fossem aproveitados e continuados pelos camaradas, podem crer que o país estaria a sorrir. Estaria melhor. Enfim, hoje o saudosismo ressuscitou, a inércia voltou a ganhar terreno, os chiconhocas reproduziram-se, os vende pátrias criaram escolas, os maldizeres voltaram à tona, o país voltou a cantar o rítimo de fado, quando as pernas estavam formatadas para dançar a marrabenta, o nhau, etc.

    Será culpa de Samora à corrupção? A Europa para acabar com a pobreza teve de empreender duas saidas: primeiro, as cruzadas, segundo os caminhos maritimos (recuso-me a aceitar o termo descobrimentos, é coisa que até hoje não há consensos entre mim, contra Saraiva e Mattoso). Meia palavra basta, para um bom entendendor.

    Se julgamos Samora pelos casos pessoais, de tios, pais, avós, etc. cada um teria que cantar suas ladainhas, porque nenhum político no mundo agradou a todos, nem mesmo Jesus Cristo consegiu. Mas o povo, do Rovuma ao Maputo, ama e e admira Samora. Foi um líder que acabou com algumas (algums) mentes que desfilam aqui.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  23. A notícia referida pelo Sr. Basílio Muhate, fecha o "puzlle", o intrincado, de algo que da RSA, fonte WWB, me transmitiram ontem à noite, mas que pelos vistos compreendi/interpretei mal.

    Também aquele inglês bem acentuado, e o meu muito mau inglês, nada ajudaram.

    - Ciúmes. Malema é muito ciumento. Tem muitos ciúmes de Blanche. É muito possessivo. Não gosta de partilhar.

    Ora, entendi-o como ciúmes políticos, tout court.

    Esta nova notícia, fonte ANC, é a cereja em cima do bolo. Perfeito.

    Já não era problema político, nem racial - apenas laboral.

    Que, afinal, também já não é!

    Homossexualismo - depois de todos estes anos, e com ele já morto.

    E os ciúmes de Malema, então.

    Conveniente.

    ResponderEliminar
  24. Caro Reflectindo

    Ainda que mal pergunte:

    E não será o ANC um peso na comunidade negra da RSA?

    Generalizando a generalização.

    ResponderEliminar
  25. UmBhalane

    A minha resposta é NÃO. O ANC não é um partido de negros e nem neo-nazista. Pelo que entendo, Afrikaner Weerstandsbeweging ( Afrikaner Resistance Movement) ou AWB guia-se por princípios extremistas e racistas, por isso insisto que é um peso para a comunidade branca na RSA.

    Essa a razão de eu não escrever sobre qualquer outro partido na RSA.

    Estou errado?

    ResponderEliminar
  26. Terre'Blanche estava nu...e era pedofilo de negros!

    E viram o paladino do racismo branco a comprar alcool com dois negros. Para celebrar a paz, seria? Coisas do arco da velha.

    Ja imaginaram alguem a despir um morto? Para alem dos coveiros...concerteza.

    Como diria, Al Gore, uma verdade inconveniente.

    ResponderEliminar
  27. Sr Muhate como bom comrade logo embarca no site do anc. claro claro. Os malemas sao muitos e as camisinhas mais do que as moscas.
    Sandokan

    ResponderEliminar
  28. Acabo de ler que a noticia avançada pelo Basilio é falsa, não foi encontrado nenhum presevativo usado, isso foi confirmado pela Policia. Confiram este link:

    http://www.timeslive.co.za/local/article396948.ece/Police-deny-used-condom-at-ET-murder-scene

    Convém recordar que o que estamos discutindo é o perigo de qualquer extremismo.
    Já agora, o Presidente Zuma esta tarde criticou duramente Julius Malema.
    Estou com falta de tempo, mas tentarei voltar até porque desejo aprofundar a interpelação do ilustre Umbhalane.

    ResponderEliminar
  29. Bem de ver, eu ja tinha dado a entender isso. Interessante a pressa de certos Muahtes nesta historia.
    Sandokan

    ResponderEliminar
  30. Viriato,
    conhece algum país que tenha seguido o comunismo marxismo-leninismo tenha ficado rico? Samora empobreceu o país seguindo políticas comunistas. O pouco que o colono nos deixou foi tudo arrasado. Samora acabar com guethos na RSA? Essa é boa, dá para rir. Pq não acabou aqui em Moçambique. Mande mais piadas Viriato. Samora não fez nada p libertar Mandela, absolutamente nada. Claro que ele gostaria de ajudar na libertação, isso não duvido, mas desculpe-me Viriato, ele não fez nada. Dê um exemplo, um caso concreto. Pelo contrário, ele assinou um acordo com os Boers que foi uma traição ao ANC. Pessoas que falam muito e pensam pouco como Samora espero que não apareça nuncam mais neste canto do índico.

    ResponderEliminar
  31. O Armando respira este ar de liberdade é graças a quem? Bem, eu já vi que o seu pentium está formatado para dizer não, para recusar os factos. O grupo pode se alegrar, porque é já mais um. Até deturpa os meus débitos. Não fosse Samora!!!

    Zicomo

    ResponderEliminar
  32. umBhalane, aqui estou respondendo à sua interpelação.

    Li o texto que apareceu no Expresso e posso confirmar que o referido Ministro responsável pela reforma agrária fez mesmo esse tipo de declarações. Ele afirmou:

    ""More than 90% of those are not functional, they are not productive and therefore the state loses revenue.
    "So we cannot afford to go on like that. We then say the agriculture sector's production as a proportion of the GDP is going down, this is part of the reason. That land has been given to people and they are not using it. No country can afford that".
    Mas ao mesmo tempo ele garantiu que não vai haver nacionalização.

    Para que não fiquem dúvidas, deixo aqui um link:

    http://www.news24.com/SouthAfrica/News/Use-land-or-lose-it-Nkwinti-20100302

    Cada um que tire as suas conclusões!

    Saudações amistosas!

    ResponderEliminar
  33. Viriato,
    respiro esse ar de liberdade graças a muitos moçambicanos que lutaram por ela, repito muitos moçambicanos, não só aqueles que estão na praça dos heróis. Já vi que o seu pentium foi formatado pelo comunismo, é só receber ordens e reproduzir, nada de pensar. No tempo de samora podiamos pensar? Só tinhamos que repetir o que o partido dizia. E um produto dessa política é o Viriato. Não pensar, só repetir. Não tenho pentium, isso já está fora de moda, e é por isso que só repete, mude para Dual Core, talvez pense melhor.

    ResponderEliminar
  34. Armando,

    Paciência. Não lhe consigo reparar o vírus no seu pentium. Quando é assim, ou arquiva-se o computador ou formata-se. Qual das opções quer meu chamuale?

    Zicomo

    ResponderEliminar
  35. Chamuale Viriato,
    já lhe disse que aqui não funciona um pentium, esse processador já era. Já lhe pedi para mudar para Dual Core (p ter maior capacidade de pensar). Não é preciso ninguém formatar outro e nem é preciso matar o vírus de ninguém (idéia muito comunista essa, mesmo do tempo de Samora. Se não pensas como eu, liquido-te. Fazem-me lembrar os fuzilamentos em Moçambique no tempo do Samora). Temos apenas visões diferentes. Tudo de bom p si em pense em mudar para Dual Core e deixar o Pentium para trás. Abração. Ndaenda.

    ResponderEliminar
  36. Acho que o Dual-Core já passou de moda.
    Agora aposta-se no QUAD.

    ResponderEliminar
  37. Reflectindo

    Os meus cumprimentos, e grato pela resposta que se dignou dar à minha interpelação.

    1 - Sei, como o Sr. sabe, que eu sei que o Sr. sabe , que eu também sei, que...
    o ANC não é um partido de negros, só, mas também (a grande maioria).

    2 – Mas Malema é do ANC, e muitos mais “Malemas” também existem no ANC.
    E, parece-me ter lido que Malema’s são um fardo para o ANC.
    Daí que também possa ser um fardo para a comunidade negra da RSA.
    Malema’s iguais ou idênticos a ANC, não?.

    3 – Porquê que Blanches’s hão de ser um peso para os brancos do ANC, e do partido comunista RSA, nele integrado, por exemplo?
    Por ser branco, e alguns ANC’s também o serem?
    Hum!!!!!!!!!!!!!!

    4 – Será que se pode dizer que os Blanche’s são um orgulho para a maioria dos brancos da RSA?

    5 – Porquê que não poderá ser indiferente para a maioria dos brancos da RSA? Ou mesmo desprezível?

    6 – Por último, e não querendo abusar da sua bondade, gostaria de entender uma coisa simples:

    Hitler era melhor que Estaline?
    Estaline era melhor do que Hitler?

    Onde eu quero chegar?

    Um partido neo-nazista é pior que um partido neo-estalinista?
    Um partido neo-estalinista é pior que um partido neo-nazista?

    Há qualquer coisa que na minha cabeça não bate certo.

    ResponderEliminar
  38. Reflectindo,

    Obrigado brother. Sabe, eu gosto da sua inteligibilidade o problema são os idólatras e fanáticos que levam o debate a outros pontos, com o agravante do deixa andar do moderador!

    Agora posso afirmar com clareza que mandela foi um jesus da áfrica mostrou ao mundo que é possível ultrapassar o mal não pelo mal que isso só retrocede os povos. é possível uma convivência pacífica entre não amigos se houver um bom diálogo.

    O EXTREMISMO=RACISMO o povo Sul africano precisa de aprender a repelir estes actos se precisar de chegar ao Mugabismo! não sou muito por ideias suicidas.

    ResponderEliminar
  39. José

    Agradeço o favor ao meu pedido, e publicação da sua pesquisa.

    "http://www.news24.com/SouthAfrica/News/Use-land-or-lose-it-Nkwinti-20100302

    Cada um que tire as suas conclusões!"

    Sim, eu não o diria melhor.

    Os meus melhores cumprimentos, e obrigado.

    ResponderEliminar
  40. O AWB e Terreblanche nunca representaram os Afrikaners e muito menos os brancos, trata-se de um grupo insignificante que praticamente tinha ha muito desaparecido da cena antes deste aasassinato.
    Do mesmo modo, Julius Malema não representa a linha politica do ANC e muito menos os negros na generalidade.
    A maioria dos sul-africanos nao apoia os extremistas de qualquer quadrante politico. Extremismo nao tem cor nem Partido!
    O lamentavel, é que os extremistas, apesar de nao terem grande apoio, dominam as paginas dos jornais e conseguem destabilizar e confundir!

    ResponderEliminar
  41. José

    Concordo na generalidade com o que escreve, excepto

    que Malema NÃO???!!! represente algo no ANC.

    Então Malema não é o representante máximo da juventude do ANC, um "grande" líder de massas, um líder que se borrifa nos "tais" líderes máximos que deveriam ordenar a casa?

    Malema não os desafia em publico, não os afronta, não provoca, não incita à violência...

    Felizmente que Malema não representa os negros na generalidade da RSA, quero mesmo acreditar,… já que na blogosfera Moçambicana tenha razoáveis, e fundadas, dúvidas.

    O ANC, de preferência, tem mesmo que RESOLVER o grande problema Malema - e só há um único jeito, na minha opinião.

    E não há saída, recuo possível.

    Malema não vale a RSA.

    Simples.

    Entretanto fortes discussões, manobras e negociações de bastidores, continuam.

    Eu digo, continuam.

    Espero pacientemente o dia 1 de Maio, que será crucial.

    Na minha simples opinião, o imbróglio estará no que ficar decidido nessa reunião.

    Há que saber ler os sinais, por mais ténues que sejam.

    Por muito politicamente correctos que queiramos ser, é impossível descolar Malema do ANC, e o ANC de Malema.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  42. umBhalane, politicamente Malema tem poder pois é o líder juvenil do ANC, a face da ala extremista do ANC, e tem alguns aliados poderosos.De recordar que esta Liga Juvenil manobrou para a saída de Thabo Mbeki e apoiou sempre Zuma.
    Porém, apesar de todo o barulho, a minha experiencia pessoal revela que o cidadão comum não apoia extremismos.
    O discurso de Malema contraria alguns princípios do ANC, ele foi duramente criticado por Zuma e tem sido contestado por alguns círculos influentes.Mesmo dentro do ANC, ele começa a ser contestado, ainda no Sábado ele foi fortemente apupado e hostilizado pelos simpatizantes num evento da Liga Juvenil.
    Aguardemos pacientemente mais desenvolovimentos!

    Saudações amistosas!

    ResponderEliminar
  43. José

    Muito obrigado pela explicacão.

    ResponderEliminar
  44. José, obrigado,
    e vamos esperar.
    E retroceder ao meu 1º comentário, a partir do qual começaram as provocações racistas:

    "Caro Prof.

    O Afro-pessimismo apoderou-se de si?, lol...

    Se o futuro da RSA é o personificado pelo "matem o boer, matem o agricultor/fazendeiro/machambeiro, vulgo, matem o branco, então a RSA terá um futuro tão negro como o passado personificado, neste caso, por Terre´Blanche.

    Vou aguardar, com mera curiosidade, o veredicto dos Tribunais que, ainda, há na RSA, e que vão tomar decisões sobre a entoação provocativa de canções deste tipo.
    8/4/10 8:04 PM"

    "Vou aguardar, com mera curiosidade, o veredicto dos Tribunais..."

    Diz, "Aguardemos pacientemente mais desenvolovimentos!"

    Digo, aguardemos mais desenvolvimentos, nomeadamente dos Tribunais, e das hierarquias políticas, TODAS, da RSA.

    Mas retive, e não é preciso ter medo de o escrever que Malema é um extremista do ANC, é negro, tem poder, é a face da ala extremista do ANC, e tem alguns aliados poderosos.

    Portanto nada de branquear, ou pretear, se quiserem.

    Obrigado, e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  45. Um pequeno pormenor, que pode ser importante!Pelo facto de um dos assassinos de Terreblanche ser menor, as sessoes do Tribunal não serão publicas e o assesso da Imprensa sera nulo ou limitado.
    Nestas condiçoes não tenho a certeza se alguma vez saberemos toda a verdade!

    ResponderEliminar
  46. E os mandantes são burros!!!!!!!!!!!!!!!!

    ainda que mal pergunte, bastante admirado!!!!!!!!!!!!!!!!

    "Pensa comigo"

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.