Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
14 março 2010
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Paz 'a sua alma.
ResponderEliminarJá era professor em 1974? Muito tempo ao serviço do ensino. Dou-lhe os meus parabéns, por um lado; por outros, lamento o desaparecimento físico do visado e endereço à família enlutada os meus pêsames.
ResponderEliminarZicomo
Era Professor sim e o melhor
ResponderEliminarAbraço meu Professor
Paz a sua alma e condolencias a familia enlutada.
ResponderEliminarTive oportunidade de conhecer o Eng.Diogo na altura em que se dedicou a actividade empresarial pesqueira, tendo com ele negociado quotas pesqueiras de captura de lagosta de profundidade e a afectacao de uma embarcacao pesqueira industrial, sendo a primeira e ultima vez que se capturou lagosta viva para exportacao para o mercado europeu.
Fiquei muito impressionado pela sua forma correcta e directa na referida negociacao e lamento que tenha falecido quando ainda poderia dar um maior contributo a sociedade em geral.
Que descanse em Paz!
Ze Carlos
Diogo Guilande meu ex professor de Economia Internacional e de Investigacao operacional na Faculdade de Economia da UEM (2002-2003), um homem cheio de humor e muito didactico em suas abordagens as ciencias economicas perderam um grande pensador. Em meu nome e de varios estudantes da faculdade de economia endereco a família enlutada os meus pêsames. Paz a sua alma.
ResponderEliminarAlvaro Mujui
Foi uma grande perda para o mundo em geral e em particular para o Mundo Academico Universitario... Num outro prisma, esta a grande perda que constitui para a familia.. Descansa em Paz... Carlos Paunde Chiponde
ResponderEliminarE com muita tristeza que recebi a informacao do desaparecimento fisico do Prof. Guilangue. Diogo Guilande foi meu professor de Calculo Financeiro no Instituto de Formacao Bancaria de Mocambique, era um bom professor e um bom pensador que ainda poderia dar muito de si pela nossa patria amada.
ResponderEliminarEm nome dos estudantes do 4º Curso de Formacao Tecnica Bancaria (do ano 2004)envio as minhas mais e sentidas condolencias. Descanse em paz...