Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 fevereiro 2010
Situação no Zimbabwe
11 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Pois concerteza, é o risco de se ter na mesma capoeira um corvo e um galo...
ResponderEliminarO MDC recebeu conscientemente um presente envenenado em mãos, que é a área das Finanças, porque, a ZANU-FP tinha presente a dimensão do estrago que havia feito. Surpreendemente, O MDC auto-superou-se e, pela primeira vez, começou o Zimbabwe pela mão de Biti começou a regenerar-se voltando à normalidade económica.
E a normalidade económica, é a base de todas as outras normalidades. Mas, ciente do terreno que pisa reivindica agora (e com toda a razão, pois o povo deu-lhe vitória nas urnas. E surrealisticamante é colocado pela força das armas e com as hossanas da SADC e UA - sim, os mesmos que clamam TOLERÂNCIA ZERO em relação ao golpe de Estado de Madagascar) o Banco Central e o Surpremo Tribunal. Pois concerteza, é preciso normalizar aquele país e o concerto de países responsáveis deve ajudar o Zimbabwe a atingir esse fim.
Não admira que, a ZANU-FP vendo o MDC dar cartas na área económica, queira minar o seu campo implementando este "affirmative action" que fosse qual fosse a justificação politica ou histórica, terá o mesmo destino que as invasões das farms do leões indomáveis.
Este é um Deja-Vu onde se mostra que o Poder em política justifica-se com o que estiver à mão.
"...E se o povo não estiver connosco, então que se mude o povo, mas nós é que não! "
E o circo continua...
ResponderEliminarJá não sei o que é que o Ricardo quer. Aqui ou noutro lugar bateu-me pelo GUN no Zimbabwe, e Mugabe fê-lo a sua vontade e dos seus. Agora vem com "papos furados" de que Mugabe está a vitimar o MDC. Afinal não sabia que o papel dos partifos políticos no poder era de "apoiar" com cérebros seus à oposição!?
ResponderEliminarFaz tudo isso lembrar aquela velha máxima do pobre, sempre diz que não tem nada, mas quando vem a chuva diz que perdeu tudo! Não faça lá isso amigo. A Grécia está tal e qual Zimbabwe (com uma excepção, é que na Grécia é o culminar da má gestão de coisas públicas, enquanto que o Zimbabwe não, é algo imposto pelos leões indomáveis) e pouco ou nada se fala, aliás já houve ontem mesmo uma intervenção da UE para salvar os acólitos com ajudas adicionais....Já viu a diferença?
Devia ter ouvido o discurso de Malangatana ontem em Évora, dito em palavras tortas mas certas: "temos que saber perdoar aquilo que os leões nos fizeram" e é com este conselho de Malangatana que eu aqui termino este comentário: COM PERDÂO!
Zicomo
PS: Se deixar o seu e-mail talvez que envio um trabalho meu sobre a Ilha de Moçambique. Não é uma tese, nem uma monografia, muito menos um livro, é um trabalho pensativo.
O sr. Dias,
ResponderEliminarCom as suas atoardas costumeiras quer questionar a minha forma independente de analisar as coisas.
Recordo-vos que recentemente teceu largos elogios a um comentario meu relativo as escaramucas entre Harare e Gaberone. E vai disto, iludido, pos-se a imaginar que o "Ricardo agora e dos nossos". Mas esqueceu-se providencialmente de comentar a comparacao entre Mocambique e o Zimbabwe, ou nao viu o Post?
Esta e muito enganado. Nao sou desses, nem de ninguem. E nem me ponho em bicos de pes para chamar atencao "aquem de direito" pensando num cargo qualquer numa Embaixada ou Ministerio mocambicano...na senda de Armando Artur. Isto tem de ser dito assim com todos f's e r's, para que esta farsa parida na "Capela dos Ossos" acabe de uma vez por todas.
Se o sr. Dias quer pelejar suas ideias comigo, pois bem, rebata as teses que eu avanco, com contra-teses tambem, pois se quizer ir pela masturbacao intelectual, os rodriguinhos e finta-fintas tambem posso baixar a esse nivel, mas com um detalhe, eu ainda respeito os outros participantes no Blog, certo?
E doravante, caro Professor, irei ignorar todas as intervencoes deste douto disciplo do Dr. Mabuse, por terem ha muito atingido o grau superlativo de colocacao final.
Intelectualidade sim. Delirios nao.
Tenho dito e ponto final
Ricardo,
ResponderEliminarBem, não vou extenuar o meu precioso tempo em lhe responder, sobretudo naquilo que na minha óptica apelido de "doença senil" à sua. Responder essa "descarga" estaria eu à beira de perturbações mentais que há muito diagnostiquei em si.
Constatei que os seus "misseis" seguem teimosamente às minhas peugadas. E fazem-no muito bem, quem sabe, se calhar venha daí o bom senso que lhe falta, mas sobretudo a lucidez, e explico porquê. Falou de Armando Artur. De facto, estive ontem com o ministro, Armando Artur, a quem tenho o maior apreço. Como o Ricardo sabe, sou "louco" pela cultura (património, arte, etc) e a conversa andou em torno disso. Em momento algum a conversa desviou-se desse ponto: a CULTURA.Tal como falei com o professor Marcelo Rebelo de Sousa, Malangatana, Miguel M´kaima, até com o próximo reitor da Universidade de Évora, mas NADA de bajulações. O "manhungwe" não é desses, muito menos seria eu!
Nada de bajulações, até porque para a sua informação sou funcionário público, e não preciso desse tipo de métodos para "brilhar". Mas atenção, não entenda isso como uma vaidade da minha parte, era só para lhe deixar claro que os misseis também falham o alvo. Por isso mesmo que temos casos de vítimas inocentes nas guerras que os seus fazem contra povos humildes e desprotegidos. Está esclarecido?
Sobre a tal pastagem, que muito esperou o meu comentário. Sinto muito desiludir-lhe com a resposta de que se falar é uma virtude o calar também é. Não sou obrigado a comentar aquilo que, no meu entender, carece de subsídios da minha parte e não de quem as colocou. Estaria eu, se assim fosse, a portar-me como, sei lá, uma espécie de chanfrado perante o regime de Mugabe. Não tenho em Mugabe meu dogma. Tire isso da sua cabeça. Apenas apoio as decisões dele, sobretudo aquelas menos dúbias e sensatas. Não sou a favor do populismo nem do sensacionalismo. Não preciso disso para nada. A historia da minha vida é feita de sacrifico, desafios e conquistas, mas em nenhum momento precisei de fazer sombras a quem quer que seja para "brilhar".
Por aqui me fico.
Cidadao...
ResponderEliminarAh, ah, ah, Um Funcionario Publico ( e com cargo de chefia) revela-se. O Dilema de Paunde ja tem nome proprio...
Va trabalhar! http://www.youtube.com/watch?v=Md8LsLb2BVw&feature=player_embedded
A luz dos factos, tirem V.Excias as devidas ilacoes.
Só me resta desejar-lhe um bom final de semana. Pode crer que quando for à Capela dos Ossos, certamente irei no Domingo, rezarei por si. Aqueles que rezam para que Mugabe saia do poder, só para lhe aclarar alguns aspectos, fazem-no há mais de 30 anos. A minha reza será no sentido de que o amigo Ricardo ou ricardo tenha muitas prosperidade e que, se estiver fora do país, o que não acredito muito, regresse o mais rapidamente possível. Um bom livro de Arrone Cafar Fijamo "Ecos de Inhamitanda" que o meu chamuale Dr. David Aloni, no seu eterno sono, chamou de "nculu" e disse ,ais, "Viriato, esse Arrone de que falas tu.....seria o melhor e maior historiador de África". Mas....são coisas.
ResponderEliminarSobre Paúde, não tenho o que lhe dizer. Recorra os arquivos da família Dias em Tete, sobretudo em Moatize, Magoe e Macanga, e depois diga-me se este Viriato Dias é aquilo que o amigo quer aqui pintar. E será em vão. Sobre o video, lamento que agora sem me conseguir vencer pelas ideias, remete a mim e ao público a videos escandalosos. Deve precisar mesmo de um descanso amigo. Bom descanso
Zicomo e até amanhã.
...este sr.Viriato,é simplesmente um indivíduo bastante faccioso,...
ResponderEliminarBolas,comparar a situação da Grécia ao Zimbabwe é pura ignorância,ou está a tentar chamar estúpidos a quem esta deste lado...
Racicamente pensando,insinua que a UE está a preparar ajuda a´Grécia enquanto que ao Zimbabwe nada !!!!
Você parece que levou uma lavagem cerebral à moda do marxismo leninismo cientifico que já não consegue pensar direito.
O MDC está a ser violado ,porque a Zanu não está a aguentar com os resultados do trabalho dos seus elementos,e voce a falar de cérebros da zanu,o MDC dispensa esses cérebros que enterraram o Zimbábwe...
Você é uma antítese do que deveria ser,visto que se relaciona com tanta gente intelectual,e se diz homem das letras,uhmmm...está-se muito mal por essas bandas ou o seu jogo é tipo participante do Big Brother ...estratéga que pretende atingir o prémio!!!!!
Tóxico
Tóxico depois de alguma melhoria voltou a intoxicar. O meu valor não está no facto de me envolver ou não com académicos. Já aqui disse, duas ou milhares de vezes, que o valor como homem está no meu carácter, o ser filantropo e altruista, sempre! E disso me orgulho. O Tóxico não tenha dúvida disso. Só não lhe revelo os nomes de instituições de ensino as quais fiz doações de centenas de obras, por motivos óbvios, não sou daqueles que faz algo para ter algo em troca....Mas se for pessoas de bibliotecas, há-de com certeza o intóxicado ver in-louco esta realidade.
ResponderEliminarNão sei porque é que me atira pedras por eu defender Mubage. Li, é verdade muitos anos Marx e outros proeminentes marxistas-leninistas, mas não é por ai que vejo as coisas. A última ideia, pensamento é meu e não dos livros. Por isso, esteja tranquilo que não ando à reboque de sistemas para me impor, brilhar ou fazer sombras a quem quer que seja. Sou adepto incondicional de Mugabe pelas mesmas razões que o Tóxico é da Rússia, Roménia, Grécia, etc, etc, etc.
A comparação que fiz em relação ao Zimbabwe tomando como exemplo a Grécia não foi percebido pelo Tóxico e nem há-de perceber se tomarmos em consideração que as suas ideias já estão feitas. O seu pentium já está formato assim. Veja que a miséria da Grécia é consequência de má gestão de coisas públicas, erosão mental depois de anos de história que dominou o mundo, no Zimbabwe são os leões indomáveis que deixaram o país assim. Não se esqueça que o Zimbabwe só tem 10 anos de indepencia verdadeiramente dita.
Mais não disse, zicomo
...Viriato,você tem um jogo de cintura muito fraquinho,e como ninguém o elogia ,você elogia-se a si próprio .
ResponderEliminarDiz e desdiz-se,releia o seu comentário sobre a Grécia e diga-me que eu não o entendi,tenha paciência...
Eu sou livre de qualquer filiação ou qualquer ideologia politica,mas isso não me incapacita de ver e ler ,e de ter os meus juízos de valor,e sempre que se analiza algo sobre o Zimbabwe,você é o único que tem umas análises quase diria ,alucinadas,bem ao estilo do alucinado que você tanto defende.
Liberdade de expressão é a minha salvaguarda,pois tenho a certeza que se estivessemos no tempo do marxismo,voçe já teria de certeza aconselhado a prisão dos muitos que lhe têm dado nas orelhas...
Caro filantropo(?),não lhe tem valido muito todo esse exercício que tem feito ás suas meninges,você permanece bastante fora da realidade....
tóxico
Caro Tóxico,
ResponderEliminarEngana-se. Eu não preciso desse elogios. Sou elogio em pesso e actos. Como dizia o Dr. Aloni, se ninguem gostar de mim, lembra-te que os teus caros gostam. Nao cabe a mim pedir louvores, nem Jesus conseguiu agradar a todos. Caro amigo, toxico verdadeiramente intoxicado, acorde e pense que a maioria que me puxam orelhas destruiram o mundo quando apoiaram os seus acolitos a destruirem o Iraque, o Afeganistao, quando mataram Jesus Cristo, quando votam leis para destruir o tecido social, enfim, por acaso MUGABE TEM ERROS DESSA ESTIRPE? pode me responder?
Zicomo