Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 fevereiro 2010
Reforma do sistema eleitoral
9 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Didáctica.
ResponderEliminarMatéria de "interesse"???????
Interessados????
Hum.
E ca vamos NOS de novo, nas asas da cegonha UE!
ResponderEliminarO Seminario: E preciso salvar o "status-quo" para provar que ele afinal funciona. Para que as aves voltem a mostrar os dentes, com as maos na direccao da algibeira...
Que sapo irao engolir desta vez?!
estao a comecar a pensar... ja 'e bom...
ResponderEliminarvamos esperar acabarem...
Não esqueçam que uma moeda tem 2 faces:
ResponderEliminar1 dos leões indomáveis, dos muzungus
e
2 dos democratas Africanos.
Vai ser muito dificil as democracias Africanas, maugrado as suas dificuldades, pactuarem, aceitarem algo das ditaduras da UE...do Ocidente.
E os valores?
As democracias Africanas costumam ser intransigentes na defesa dos seus valores.
A democracia é sempre defendida.
Os tecnocratas da UE, sem princípios, sem valores,...vão apenas ganhar ajudas de custo, e outros prémios...
umBhalane quando quer, quando está sob efeitos de aperitivos ocidentais, faz uma leitura justa, coerente e lúcida das coisas. Por exemplo, esta que se lê, que me antecede, é de todo uma análise perfeita. Mas, ás vezes, é melhor não falar.
ResponderEliminarZICOMO
Um bem necessário!
ResponderEliminarFoi proposto pela renamo na anterior legislatura, a frelimo não aceitou....
A minha pergunta é:
como discutir um relatório que já estava elaborado?
Vamos adoptar o sistema da India para resolvermos a questao das fraudes eternas neste País.
Em Moçambique circula muito dinheiro, vamos apostar na votação electronica.
O País é grande sim, há formas de se encontrar meios alternativos para a votação electronica onde ainda não existe electricidade...
em vez de 1 dia de votação, voltariamos a 2 dias dado as distancias nas zonas rurais!
Vamos resolver o problema das fraudes para sempre!
As eleições em Moçambique, foram sempre manipuladas pela frelimo sob (cumplicidade de renamo,) de varias formas; a apartir do campo, cidades e vilas, e tudo começa no recenseamento eleitoral!
UmBhalane!
ResponderEliminarAqui também existe uma grande ditadura camuflada!
Anda pelo campo!
Verás a situação dos direitos políticos....quase inexistentes!
Fiquei admirada quando soube dos tanques estacionados em Morrumbala e das sedes da renamo queimdas!
Afinal? é preciso tanques nos distritos? para um povo tão pacto como nosso?
Não me fale de democracia!
Na constituição sim, no papel e nos discursos....
Não vamos tão longe!
olhemos para o nosso interior!
Isso é que deve causar nossa preocupação!
Viriato, muito obrigado pelo comentário - vindo de um verdadeiro democrata Africano, eu, leão indomável do Ocidente torcionário e ditatorial, sinto-me honrado.
ResponderEliminarÁfrica tem o futuro assegurado. Bem haja.
E haja muitos, como o Viriato.
Linette,
ResponderEliminarNa India as menorias sao defendidas...
o problema nao na esta lei... alias o deputado do MDM esclareceu isso... "o problema esta na constante e sistematica violacao da lei"... Ismael Mussa...em mais palavra menos palavra... no tal do seminario que terminou ontem.