Outros elos pessoais

06 fevereiro 2010

A sugestão de Franco

O Prof. Augusto de Franco (especialista de redes sociais) tem um texto certamente provocateur intitulado "Desobedeça - uma inspiração para o netweaving". Aqui. O que o leitor opina?

4 comentários:

  1. Anarquismo, new wave...

    Naturalmente. Nao foram os cobardes nem os indiferentes que ousaram mudar a humanidade.

    Por isso, desobedeca coerentemente!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvidas:

    DESOBEDEÇA aos ensinadores, que dizer, à burocracia privatizadora do conhecimento: aquela casta sacerdotal que constitui as escolas e academias.

    Aprenda o que você quiser, quando quiser e do jeito que você quiser. Aprenda com seus amigos.


    tento seguir estes conselhos sempre que posso... Se bem que no primeiro caso não seria exactamente desobedecer, mas sim estar atento/analisar ao que dizem...

    Ignorar o "ensinamento" de pessoas/professores que dizem "EU É QUE MANDO NESTA SALA DE AULAS"!!!

    ResponderEliminar
  3. Creio que este post é ideal para deixar um comentário que estava a procura de espaço a algumas semanas:

    Quando Carl Sagan( http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan ) ou Stephen Hawkings( http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking ) falam de ciência, tratam todos os assuntos como algo em estudo e que pode ser contrariado a qualquer momento( Vi uma conversa dos dois, gravada ao vivo, está disponível no Youtube!)... Mas alguns dos ensinadores citados no texto, dizem que o que eles estão ensinar não pode ser discutido porque está no livro... Mas os livros são criados por estes dois!!

    Se se fizesse um estudo completo sobre o nível de obediência nas salas de aulas, teriamos resultados "assustadores"... Nós,estudantes( ou melhor, alunos) só nos preocupamos com o que o Professor diz ou quer que a gente entenda, porque é disso que depende o nosso futuro economico,social,profissional, etc... Quem vai nos entregar o "bendito" papel chamado diploma é ele, e por aqui, basta este papel para a vida estar minimamente resolvida!!!

    Meus colegas que me perdoem, mas para mim a coisa mais detestável da escola é ouvir um deles a dizer "EU SÒ PRECISO DE UM 10 NESTE TESTE PARA PASSAR E TERMINAR O CURSO"! Se eles lessem o artigo citado aqui...

    ResponderEliminar
  4. Texto interessante e partilho a mesma opiniao e analise do Elisio, particularmente quando tenho que demonstrar ao meu "Tutor" que nem tudo o que ela me diz e avalia, corresponde ao conhecimento unico e imutavel.

    Saudacoes

    Ze Carlos

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.