Outros elos pessoais

16 fevereiro 2010

A ideologia em acção (1)

Discursos, declarações políticas, notícias, textos científicos, tomadas de posição, filmes, festivais desportivos, etc.: todo um vasto e diversificado mundo que nos surge como natural, como possuindo em si as regras do seu funcionamento, como social independente dele-próprio, como material que apenas autoriza a descrição e não a análise.
Todavia, ao contrário do que pensamos, bem à frente da produção social do social (permitam-me esta aparente redundância), bem visível, existe a ideologia.

(continua)
Pedido: pode o leitor comentar a par e passo?

11 comentários:

  1. Terminou a campanha eleitoral, houve eleicões, tomou posse o governo e a criminalidade regressou ao nível de 2007. Interessante!

    ResponderEliminar
  2. Existe ideologia? Mas qual ideologia? Terão os partidos políticos cá de Moçambique alguma ideologia? Qual seria a ideologia da Frelimo, da Renamo, do MDM, do PIMO, do PLD, ou de qualquer outro partido? E os grupos sociais e económicos, também têm ideologia? A sério?
    Thomas Selemane

    ResponderEliminar
  3. Vamos construir um pais melhor,
    Vamos construir uma nacao,
    Vamos sonhar um ideal,
    Vamos viver esse ideal,

    Vamos construir um pais melhor,
    Vamos construir uma nacao,
    Vamos transformar o sonho,
    Vamos criar vida,

    Vamos construir um pais melhor,
    Vamos construir uma nacao,
    Vamos sonhar um ideal,
    Vamos viver esse ideal,

    ResponderEliminar
  4. Não há ideologia no sentido em que conhecemos nos anos 70-80, com fundamento filosófico.

    Mas há, um maneira primitiva de se problematizar o social. E nesse sentido, estamos perante um modo de ser, logo ideologia.

    Mas, no sentido lato, ela é inexpressiva, razão pela qual se diz que os partidos Moçambicanos têm ideais, mas seus membros carecem de ideologia.

    ResponderEliminar
  5. Caro Ricardo,
    Agora estou mais confuso. Dizes que a ideologia que existe nao tem fundamento filosofico??? E os partidos tem ideias, mas os seus membros carecem de ideologia? Entao os partidos sao tais sem os membros? Reitero a pergunta: a ideologia existe? Para que serve?
    Thomas Selemane

    ResponderEliminar
  6. Se me souber responder se o caos tem fundamento filosófico, talvez...

    Mas ter ideais nao é ser ideológico. Fundamentação aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

    ResponderEliminar
  7. Penso que a base deve ser a democracia ,como pilar,depois a seriedade,e por fim, uma vontade gigante de trabalhar para tirar o País do marasmo e do retrocesso.
    As ideologias neste momento não têm importância alguma,pois estamos cada vez mais num estado analfabeto ,em que o povo na sua maioria não entende nada disso !!!!
    Precisa-se sim de gente séria e que apresente propostas concretas de desenvolvimento e as leve a cabo...o resto é só demagogia !!!
    Tóxico

    ResponderEliminar
  8. Agora começam a entrar os ANÓNIMOS...e já agora, Caro Sr Anónimo, duas perguntinhas:
    1a) quando se está "num estado analfabeto, em que o povo na sua maioria não entende nada disso [ideologia]" a ideologia (em ela existindo) deixa de ter importância?
    2a)"gente séria e que apresente propostas concretas de desenvolvimento e as leve a cabo" é a que tem ou é a que não tem ideologia? Outra vez a pergunta: A ideologia existe?
    Thomas Selemane

    ResponderEliminar
  9. talvez não me tenha expressado bem,generalizei...
    o que quis dizer é que perante o estado das coisas,mais ideologia menos ideologia não fazem diferença nenhuma,é só constatar a realidade para se perceber que rumamos sem ideologia nenhuma,mas rumamos...
    A urgência de resolver os problemas deste povo,é superior a discussão sobre ideologia,pois o patamar de pobreza,de falta de formação,da falta de médias e pequenas industrias ,etc, é gritante e como tal penso que só o trabalho baseado nas prioridades claras,evidentes, dentro da democracia são o necessário...
    falar de socialismo,social-democracia,comunismo,etc, não acho que seja tão importante ,desde que não nos cortem a liberdade...
    As nossas necessidades ainda são tão básicas,que o trabalho sério,só,já seria uma ideologia !!!
    Formemos a maioria do povo para ele poder também discutir essa escolha,se repararmos nas eleições deste país a maioria não vota.Porquê?
    Tóxico

    ResponderEliminar
  10. sr.Thomas o seu perfil tá vedado,voçe também é anónimo

    ResponderEliminar
  11. Penso que Não.
    A questão ideologica ainda é projecto para a sociedade Moçambicana, arriscar-me-ia dizer para o continente Africano.

    Nenhum destes partidos que se identificam com linhas ideologicas traçadas nos seus manifestos, cumprem na integra.
    Duvido ainda que conhecem a essencia do ser estar como tal...

    Julyus Nyerere tinha um sonho:
    de construir o socialismo africano

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.