Outros elos pessoais

20 janeiro 2010

O duplo constrangimento de Ivone (2)

Mais um pouco desta série, cujo tema desejo ultrapasse as fronteiras restritas da militante de um dado partido que é Ivone Soares.
Qual, então, o duplo constrangimento que vou abordar? É o seguinte:
Por um lado, Ivone é prisioneira da disciplina partidária.
Por outro, é prisioneira do seu desejo de liberdade.
Se obedece à disciplina, fica proibida de ser ela, de ser a liberdade. Se envereda pela liberdade, fica sujeita aos anátemas do seu partido e de outros azimutes.
Ela é Ivone, mas poderia ser Helena ou Vitória ou Alberto, não importa quem, quando nem em que partido.
(continua)
Adenda às 21:01: a Rádio Moçambique noticiou que vários outros membros da Renamo tomaram posse como deputados da Assembleia da República, entre os quais o porta-voz do partido em Nampula, Arnaldo Chalua.
Adenda 2 às 21:14: creio estarmos perante um sismo partidário de grande magnitude.

6 comentários:

  1. Decisao inteligente da Ivone !

    ela esta estava entre um prazo e uma incerteza de accoes concretas do partido com vista a reivendicar os resultados .claro que a unica certeza que lhe restava era mesmo cumprir um prazo legal
    Pq gastarias tanto do seu petroleo para hje nao tomar posse?
    sobretudo quando se sabe em termos reais nada se vai fazer em continuidade a nao tomada de posse.

    os que ainda nao a fizeram ,muita pena ,pouco acredito que seja aberta uma excepcao para sua integracao fora do prazo.

    ficar a espera de uma disciplina partidaria desorganizada tambem nao dava nem...

    ResponderEliminar
  2. Professor,

    Dou os meus parabens a Ivone Soares pela coragem! Como deve-se recordar, eu e a Ivone tivemos uma discussao publica na blogosfera sobre posicionamentos, disciplinas partidarias etc! Finalmente parece que a razao deu lugar a emocao!
    Solidarizo-me com ela!
    Parabens Ivone! La diz o ditado popular, antes tarde que nunca! E outro que diz, o mais importante nao e cair, mas sim saber levantar-se depois de cada 'caida'!

    Um abraco patriotico,
    MA

    ResponderEliminar
  3. Professor,

    ja sabe que mais deputados da Renamo se apresentou hoje?

    De acordo com a RM (noticiario das 17) um grupo de deputados da Renamo que Inclue o Secretario Geral, Manuel Pererira, o porta voz baseado em Nampula e outros foram a AR hoje para assinar sua tomada de posse.

    Por favor confirme, porque penso que pode ser importante para o escrever a seguir neste serie.

    Saudacoes

    Inacio Chire

    ResponderEliminar
  4. Caro Manuel,

    Concordo consigo quanto a razão que, finalmente, parece ter iluminado a Ivone, mas esperemos que amanhã não apareça ao lado do tio e a circundar aquelas ideias e posturas ridiculas, como muitas vezes já fez. Espero que não seja uma razão momentanea! Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que tudo isto não passou de bluff ou de uma chantagem...
    Eles sempre iriam tomar posse.
    Olhem que as regalias justificam tudo e todos.
    Quem disser que o salário só chega para comprar um par de sapatos ou carteira, por favor, não nos tentem enganar, pois todos sabemos que isso de verdade nada tem.
    Manuel Egidio

    ResponderEliminar
  6. Falta de coerencia!
    Nepotismo de Dlkhama em relação a sua familia.

    1- Irma da Ivone, Silvia, funcionária da bancada parlamentar da Renamo.

    2- Francisca Dlakhama, candidata do circulo eleitoral de Sofala, (não conseguiu entrar).

    3- Albertina Dlakama, candidata pelo circulo de Sofala,( não conseguiu entrar)....
    Naturalmente que tem que haver fidelidade quando se é nomeado nesta base.
    Concordo com muitos aqui...ela estava entre a espada e a parede.

    Abaixo o Nepotismo na política
    Abaixo!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.