Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
20 janeiro 2010
O duplo constrangimento de Ivone (1)
36 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
AS CONDIÇOES ECONOMICAS, AS BENESSES E PROTAGONISMO FALARAM MAIS ALTO!
ResponderEliminarMUITO SIMPLES DE ENTENDER!
PONDO... "FRONTALMENTE" EM CAUSA AS ORDENS DO SEU PARTIDO DO SEU PRESIDENTE E DO DEU TIO LEGÍTIMO!
VAMOS SEGUINDO.
Eu vou seguindo os comentários estomacais como esse do anónimo que não consegue pensar salvo com o estomago e que não consegue ver outra coisa nos cidadãos salvos estomagos.
ResponderEliminarSe ha uma coisa que a IVONE SOARES nao tem sao problemas estomacais. O salario de deputada dara no maximo para ela comprar um par de sapato e uma carteira! A IVONE SOARES nao tem papas na lingua, nao e fingida e nem esconde o que pensa, e batalhadora VIVE BEM! A proxima antes de fazerem comentarios ridiculos procurem informar-se mais de quem estao a falar. Se quiserem o CV dela pecam que mandarei na hora.
ResponderEliminarprof.
ResponderEliminarA grande questão é o que o RENAMO queria atingir quando disse que não iria tomar posse?
Toda a gennte sabe que em Moçambique anima ser deputado, indempendentemete de ser quem quer que seja.
Veja se o caso dos graúdos da FRELIMO que não saem do parlamento mesmo com as empresas que detém.
Até o presidente da VODACOM é deputado.
Mário Litsuri
Os deputados têm direito ao aliciante passaporte diplomatico, sabeis, vós?
ResponderEliminarEste so o Estado concede a figuras importantes. Nao ha dinheiro q o compre!
"É melhor morrer de pé do que viver de joelhos".
ResponderEliminarDeixem a jovem em paz.... Em frente e que e o caminho!!!
Fijamo - Quelimane
Creio que na proxima sessao serao eleitos (?)os chefes. A chefia da direito a uma gratificacao acima do deputado normal. Para o deputado que nao tomou posse no dia 12, como fazer para nao perder a oportunidade de ser chefe?
ResponderEliminarHonoca Mata
Para mim, eh o próprio Dhlakama quem diz aos deputados para tomarem posse, um a um...ou em grupos...
ResponderEliminarIvone, Mazanga, e companhia... todos eles apoiaram varias vezes a decisão de Dhlakama. deviam, no mínimo, agora vir a publico explicar o que os faz mudar de ideias...
Não brinquem com o povo que ainda vota no vosso partido... Mostrem respeito...Expliquem-se!!!
BOA SORTE MAMBAS O PAIS ESTA CONVOSCO COM O OUVIDO EM LUANDA!!!!!!!!!!
ResponderEliminarMário Litsuri
Estou seguindo as tiradas estomacais e anonimas.
ResponderEliminarApenas não sei é do porquê quando é Ivone a tomar uma posicão coerente, fala-se de ser uma decisão estomacal. Revendo os comentários anteriores sobre os outros encontraremos a mesma acusacão?
ResponderEliminarNão acham que devem haver mais razões para ela tomar a decisão que tomou? Não acham que a pesar de Ivone ter sido porta-voz do gabinete eleitoral da Renamo pode não ter qualquer comunicacão com Afonso Dhlakama que dá ordens a partir de Nampula?
Tenho certeza de nada, mas prefiro questionar antes de acusá-la.
Já deve estar a recordar-me duma discussão que teve lugar na blogsfera onde podemos distinguir os que estavam a favor e contra a postura silenciosa da Ivone. E em que deu?
Assino o que o Fijamo escreveu. Devia-se deixar a Ivone em paz e analisar-se a situacão política actual.
Volto
Será que alguém se lembra da Fátima Roque? Anos, anos exilada na europa, responsável pela visão economica da UNITA de Savimbi para Angola. Ora, nas últimas eleições piscou o olho e o MPLA encarregou-se de a dar protagonismo. "Chega de apostar em cavalo perdedor" - palavras de FRoque quando questionada sobre a mudança da sua cor politica.
ResponderEliminarPois é, pois é.......
Comentários como o primeiro neste post poderiam até ser interessantes se os comentadores SE IDENTIFICASSEM em vez de falar no anonimato.
ResponderEliminarTenho acompanhado algumas publicações da Ivone pela blogosfera, e admiro muito o trabalho dela. E pessoalmente acho que foi a decisão certa esta que ela tomou...
Reflectindo
ResponderEliminarSe eles tomam posse e não explicam os motivos da mudança de planos, então somos livres de especular (de todas as formas possíveis...). E não me venhas com essa da Ivone não ter comunicação com Dhlakama...
Eu não vi a Ivone na ultima reuniao da Renamo (UCM em Nampula) a bater palmas???? Isso foi semana passada e saiu na TV... Se eu estiver enganada, digam-me, por favor...
Nipiode
Se o caso dos deputados da Renamo eh uma replica de ' Fátima Roque' ...então eles que sejam 'maduros' e inteligentes o suficiente para nos dizerem isso...
O que não podem eh obrigarem-nos a fingir que nunca os vimos na televisão a concordarem com o chefe e a chamarem nomes e a desqualificarem o trabalho da imprensa, que apesar de tudo ainda os dá espaço para falarem...
Vou seguindo, vou seguindo bué...
ResponderEliminarBom, também posso meter a minha colherada, ressalvando o facto de não estar muito actualizado com as recentes "fidelidades" Renamianas...
ResponderEliminarO facto da Ivone tomar posse é significativo...e nem preciso elucubrar muito.
E só mesmo distraídos o não compreendem, ou os de má fé, também.
Neste contexto, e salvaguardando a minha desactualização, DESTA VEZ estou com a Zenaida – a Ivone, e os outros, deviam explicar o porquê da sua decisão,
simplesmente...porque os eleitores não devem ser CONTINUAMENTE utilizados como "palhaços".
É o mínimo.
Zenaida, estamos juntos, uf!
A minhavozz
ResponderEliminarObrigado por dares algum exemplo onde a Ivone estava e bater palmas. Porém, nem nada me convence que ela tenha tido espaco para questionar.
O que eu mais questiono é do porquê algumas pessoas nao questionam tbem a posicão daquele que chamou ou que abandonaram a Renamo abracando ao MDM de políticos prostetutas?
E será que a Ivone nunca podia mudar?
Uma outra questão a imaginar é que consequência para si mesmo se o Dhlakama tiver os autorizado a tomarem posse individualmente. Não será que está a aprovar a rebelia contra si mesmo?
Quem pensa com estomago, tem os neuronios mergulhados em acido (Minha)
ResponderEliminarCaro Reflectindo
ResponderEliminarO ponto não é esse. Já é passado, é um facto.
O ponto é o eleitorado.
Ivone tem a liberdade que quiser, ou tiver, mas uma política tem deveres e obrigações para com a elege.
A deputada, repito, a deputada, Ivone Soares, e os outros, sós, ou em bloco, devem dar uma explicação a quem os elegeu.
Ponto de honra.
O duplo constrangimento da Ivone foi tentar esconder que era bonita por dentro quando ja o era por fora...
ResponderEliminarCaros,
ResponderEliminarQuando se desconhece as razões dum facto é natural que haja especulações. Este assunto não teria impacto se há poucos dias e há outros atrás a Ivone não tivesse concordado com a posição do partido em que faz parte. Será que só para para o Parlamento é decidiu seguir sua consciencia mas para outros assuntos não deveria trair o seu partido? Não há coerencia neste seu acto. Aliás como em todo o partido. E claro, por MUITO BEM que a Ivone viva (se acreditarmos que vive) um dinheirito extra para um sapato e uma carteira como a Silvia diz, sempre dá uma ajudazinha... só se fosse herdeira do Bill Gates... não brinquem com o povo, estão os estomagos a falarem mais altos, sim senhor!
Silvia,
ResponderEliminarEstou curioso deixe o CV da Ivone por favor!!!
Eu estou a favor da decisão da Ivone Soares, força mana
m
Caro Reflectindo,
ResponderEliminarEntão temos que concluir com isso que a Ivone mudou? Será só desta vez que mudou ou para tudo que daqui para frente não fizer sentido no seu partido? Precisamos saber para melhor percebermos seus actos no futuro.
Vamos lá: o que leva muitos a usarem o anonimato? Respondam, vamos lá...
ResponderEliminarReflectindo!
ResponderEliminarOs membros coerentes da Renamo, com base na lógica, romperam com a Renamo e deram a cara para um novo projecto político criando o MDM com todas as consequencias.
Milhares de membros da Renamo engrossaram as nossas fileiras de peito aberto, até nas zonas mais recondidas deste País, hoje, no lugar das bandeiras da Perdiz e do Pangulim ve-se hasteadas as bandeira do Galo.
Nao aceitamos bater palmas, muito menos bajular de reuniao em reuniao a espera da mudança tranquila! (Slogan)camoanha 1999.
Mudança Tranquila prometida... que nunca chegou e nunca chegará pelos vistos.
O resto é teatro!
vamos assistir!
Os amigos de ontem, inimigos de hoje.
Já agora, qual será o futuro do Presidente da Renamo?
Terá ele autoridade?
o que será dos ex guerrilheiros espalhados pelo interior do País?
Nao se sentirão traídos e marginalizados?
Não serão mais um problema social que teremos de enfrentar?
Sinceramente falando, sempre pensei que I. Soares não iria tomar posse do seu cargo de Deputada, mas se o fez, deve ter as suas razões, só que merecemos um esclarecimento, aliás, para se evitar as especulaçõoes de certos comentários anteriores.
ResponderEliminarEla sempre foi admiradora e seguidora acérrima do seu Tio - que não acho mal algum - mas agora fico baralhada com esta mudança de atitude, posição ou desobediência.
Conforme o vem defendendo nos anos anteriores, da mesma forma deveria de explicar esta sua mudança tão radical e repentina.
Maria Helena
Caríssima Linette Olofsson
ResponderEliminarAinda que mal lhe pergunte, antes/agora não havia/há problemas com os ex-guerrilheiros da Renamo?
Ou, SÓ agora vão ser um problema social?
Quem, e como, os têm amparado?
Antecipadamento grato.
Cara Linette
ResponderEliminarJulgo misturares os assuntos. Eu prefiro não julgar a ninguém por não ter se rompido antes com a Renamo de Afonso Dhlakama. Eu não chamo base na lógica por momento que a pessoa se rompe. Cada um precisa amudurecer a sua ideia para decidir uma coisa com todas as consequências. Se for para condenar pelo momento de decisão, o primeiro a condenar a todos é o PDD e Raul Domingos. Alguns dos que fazem parte do MDM hoje, já chamaram nomes a Raul Domingos. Eu próprio confesso que até à expulsão de Daviz Simango da Renamo pensava que Domingos devia ter contestado a sua expulsão. Eu acreditava numa restauracão da Renamo mesmo sob lideranca de Afonso Dhlakama. Portanto, segundo a minha opinião e pelo que sei, consciente ou inconscientemente todos já bajularam (se esse for o termo) ao Dhlakama, todos chamaram nomes aos que mais cedo se aperceberam que o barco estava se afundando. Recordo-me daquelas condenacões ao Máximo Dias no defunto Imparcial, mesmo depois das eleicões de 1999, isto para eu não falar de depois das eleições de 2004 quando ele dizia que ia tomar a posse na AR.
Mas cara Linette, essa não é a questão só de Dhlakama e Renamo. É o que se faz a Guebuza e à Frelimo. Só que Dhlakama nunca se apercebeu que não tem tantos recursos para cativar os quadros.
Caro André,
Eu não tenho problemas com especulações as quais sempre chamei de um ponto de partida para chegar à verdade. No caso da Ivone eu também estou a especular, a fazer suposições, construir hipóteses da sua decisão. Não falo com a Ivone, já faz mais que um ano. Não sei em tudo que a Ivone mudou como não sei do Viana, do Gouveia, do Manteigas, do Leopoldo, do Naula, etc. O que é verdade é que eles mudaram da decisão de não tomarem a posse na Assembleia da República. Já tomaram a posse. Quanto ao destino, talvez tenham deixado à decisão de Afonso Dhlakama.
Quanto ao salário e benesses na Assembleia da República, acho ser irrefutável que são altos ao padrão moçambicano. Sou daqueles que não concordam que os salários e benesses na Assembleia da República e Conselho de Ministros são magros, porque salários verdadeiramente magros são de docentes, médicos, polícias e outros funcionários públicos.
Caro UmBhalane
O que estou a questionar é do porquê não se fizeram/fazem as mesmas especulações quando Viana, Gouveia, Manteigas tomaram/tomam a posse?
Onde anda o Viriato Dias? alguém o viu por aí?? faz muita falta neste debate, o Viriato.
ResponderEliminarGosto dos blogs da Ivone e acho que ela faz um grande trabalho como jornalista. Fico na torcida pelo sucesso dela. Abraços.
ResponderEliminarCaro Umbhalane!
ResponderEliminaras tuas perguntas são pertinentes!
e vais entender dos porquês que eu afirmo que poderão vir a ser um problema.
Sempre o foram!poderão ser ainda um maior problema!
A questão é que, muitos ex combatentes que lutaram pela democracia (da frelimo e da renamo) estão entregues a sua sorte, uma boa parte eram de origem camponesa,após termino da guerra civil,muitos deles regressaram para ao campo.
Vou responder no que diz respeito aos desmobilizados da Renamo.
A reentegração não foi feita de uma forma justa, logo a prior, tornou-se um problema social do Estado da Moçambicano,cujos os sucessívos governos da frelimo taparam o sol com a peneira aidando o problema ou simplesmente marginalizando-os, "esquecendo" de que são cidadãos Moçambicanos com os mesmos direitos e deveres.
Uma parte deles, pertencem a guarda do Presidente da Renamo, (usando a sua expressão); são AMPARADOS pela direcção de renamo!
Com este actual magro bolo que a renamo vai receber dos seus assentos parlamentares,via OGE dará para manter a situação por muito mais tempo a situação de Maringwé e dos outros eventuais pontos do País?
São cidadãos com respectivas familias que carecem de muitos outros cuidados, (socialização).
Por isso, que digo, que será um problema manter estes homens, pagar as sedes, aos delegados provinciais e distritais etc, para não falar de outras despezas deste partido.
A título de exemplo:
No distrito de Mopeia, existem mais de 600 desmobilizados da renamo, a maioria destes ex combatentes, apesar de possuirem o seu cartão de desmobilizados não tem a sua situaçao social regularizada, aguradam até hoje apoio do partido. VIVEM A SUA SORTE!
Estes entretanto, vão-se beneficiando de pequenos projectos sociais, (inclusivé da minha associação), são detentores de pequenos negócios, machambas no sector familiar entre outras formas alternativas de sobrevivencia e mais...são estes desmobilizados que por serem membros da reanamo, são excluídos do crédito dos 7 biliões de meticais.
Neste Distrito, testemunho! o que será nos outros cantos do País?
Desejo e espero que, com este "novo" Ministério dos combatentes ora criado, tenha senso aglutiniador, e reconheça que é um problema do Estado e não só da Renamo.
Aguardemos para ver!
Espero que o tenha respondido.
Quem comanda as nossas decisões são as necessidades. Quem não as tem?
ResponderEliminarVIVA I.SOARES
Faz muito que não se fazia debates acesos neste blog,
ResponderEliminarA Ivone tomou a decisão certa, e tenho a certesa que ela tem lido os nossos comentarios, mana Ivone estas de parabens
Ja vamos a 33 comentarios,
Parabens Prof.
M
Caríssima Linette Olofsson
ResponderEliminarObrigado por me ter respondido.
Eu tinha a ideia, o conhecimento, através da imprensa, e outras fontes, que os antigos combatentes da frelimo estavam com grandes problemas – inclusive, alguns heróis nacionais vivem em situações degradantes, quanto mais os menos emblemáticos, os anónimos.
E estou a falar de heróis, não dos gordos "heróis" que TODOS sabemos, e conhecemos.
Quanto aos da Renamo, tinha também conhecimento que estavam igualmente muito mal, ou piores ainda - o orçamento não é da frelimo, o Estado, o País, não são da frelimo?
Não seria de esperar um melhor tratamento.
A Linette vem-me confirmar aquilo que eu julgava saber - foram carne para canhão, descartáveis…
Por isso é bom pensar muito bem, ao ouvir certos cantos de sereias, interpretadas por aves agoirentas - coitado do corvo - de ambos, os 2, lados.
Lixo histórico - fungula masso.
Maningue obrigado.
Umbhalane.
ResponderEliminarNão duvides das tuas afirmações!
Infelizmente é esse mesmo triste cenário.
O Ministerio dos Antigos Combatentes, transformou-se em Ministerio dos Combatentes, talvez com esta alteração venha a dar cobro as preocupaçoes dos combatentes da luta de libertação Nacional e dos Combatentes pela Democracia.
Aguardemos para ver!
Respondendo a sua questao Professor.
ResponderEliminarPorque e que muitos insistem no anonimato para falar de Ivone?
Porque ao leao morto ate os cachorros ladram. O problema e saber se o leao esta (mesmo) morto.
Parece que nenhum analista arrisca previsao.
Pois em verdade vos digo, carissimos senhores, ele nao esta morto. Esta apenas desorientado. E assim sendo, prefiro te-lo enjaulado, e nao solto por ai...
Falei.