Outros elos pessoais

26 janeiro 2010

Moçambicanos, os humildes


Um jornal online espanhol traçou um retrato da nossa humildade quando do CAN2010. Por exemplo: a nossa selecção alojada no Tropical, tido como modesto hotel do Lobito (referência que me foi enviada via email pelo leitor SM, o que agradeço). Se quer ler em português, use este tradutor aqui. E, já agora, recorde Guilherme Mussane aqui.
Adenda: internamente, há quem ame construir ditirambos sobre o nosso suposto pacifismo, especialmente em épocas políticas.

3 comentários:

  1. Por coincidencia, ouvi hoje na RDP Africa um senhor que responde pelo nome de Chambal, falando em nome da FMF, onde explicava que o Seleccionador nacional tinham um "Contrato Feito as Pressas..." (sic) porque estavam apertados a procura de Seleccionador."... Que era empregado da FMF, embora fosse pago pelo Governo..."(sic). Como se ambos fossem coisas MUITO diferentes...

    Disse o sr. Chambal que Nooij fora contrado ao abrigo da Cooperacao holandesa para formar JOVENS JOGADORES mocambicanos, mas que depois em 2007, a FMF "quebrou" o contrato e "falou" com ele para treinar os Mambas. E como a cooperacao holandesa NAO COBRE gastos com o futebol senior, entao o Governo entrou com a parte de leao, pagando os 25.000 dolares mensais de salario (com contrato de boca, como ja percebemos) e a FMF cuidava do resto (renda de casa, gasolina, racao para o gato, etc.). E ainda me falam de FORMAR ESCALOES MAIS JOVENS?!!.

    E, que, por isso, Nooij "comportara-se ate hoje, como um empregado sem patrao...mas que as coisas agora iriam mudar!...". Epa, quem e esta AVE RARA na FMF?

    E muitas outras perolas de ingenuidade estarrecedora que me deixaram com ulceras no estomago.

    Senhoras e Senhores, eis o expoente maximo do nosso dirigismo desportivo.

    Quando oico relatos destes na primeirissima pessoa, a palavra humildade soa a BURRICE. E por estes motivos - e muitos outros - que os roupeiros (seccionistas) foram elevados a categoria de treinadores consagradas de equipas seniores.

    Eu respeito quem venha de baixo e tenta subir na vida. Mas que o faca pelo merito e a competencia!...

    ResponderEliminar
  2. ...realmente não há palavras,o guarda-redes de Moçambique ficou famoso,pois as imagens da defesa acrobática estão a fazer sucesso no You tube ,agora a nossa miserabilidade num hotel de 3ª,há uns anos os angolanos tiveram q emprestar sapatilhas aos jogadores da selecção de basquetebol.
    Para quem não esteja a viver em Moçambique é o retrato dos coitadinhos....
    Não há vergonha na cara dos responsáveis deste país,não se valoriza,nem se acarinha quem tenta levar o nome do país bem alto...
    ...é tudo no desenrasca,e assim demonstramos ao mundo que somos simplesmente uns desenrascados...
    Quando este nosso país se tornará adulto,a sério,orgulhoso,QUANDO??????????
    A sério é só a venda da nossa floresta,do nosso pescado e os business de influencias e para os tubarões deste país a saque !!!!
    Ai Eduardo Mondlane ,Craveirinha, devem dar voltas na tumba perante estes casos do país que vocês sonharam um dia ser a sério !!!!
    Tóxico

    ResponderEliminar
  3. Bem lembrado!

    RAFAEL no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=YNVe8rcYJiY

    Mais ulceras nos estomagos vazios dos mocambicanos...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.