Adenda: uma vez mais obrigado ao Ricardo, meu dedicado correspondente em Paris, por chamar a minha atenção para esta bela voz cabo verdeana e para o país onde nasceu. Para o país de nascimento de Nancy, conferir aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 dezembro 2009
Sintam (Nancy nasceu em Moçambique)
12 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bonita musica, so podia vir de quem nasceu em Mocambique.
ResponderEliminarPra todos os comentadores desde Blog desejo uma excelente passagem de ano e em especial para Prof SERRA muitos sucessos e felecidades pra si e pra os seus e que continue a brindar-nos neste espaco de informacoes e debates contrutivos.
Bem Haja
Um Abraco
Mausse, Aurelio- FRANCA
Obrigado, retribuo!
ResponderEliminar"Nancy Vieira nasce, por casualidade, na Guiné-Bissau em 1975. Aos catorze anos vem para Portugal, mas até então vive em Cabo Verde, terra de origem dos seus pais, e onde desperta a sua paixão pela música, cantando apenas entre amigos, em casa, acompanhada à viola pelo seu pai."
ResponderEliminarda biografia oficial da artista
http://www.hmmusica.com/ecards/nancyvieira/nancyvieira_pt.doc
Lus: A confirmação
Lus é um disco de tradição e de modernidade, de coragem e de amor, de nostalgia e de alegria, de esperança e de festa, de destino e de saudade, de paz e de luta, de uma cabo-verdiana no século XXI.
idem
Dizer que Nancy Vieira é cabo-verdiana poderia ser uma forma de justificar a sua inata musicalidade. Mas não fica tudo dito. Da sua forma de estar e de interpretar as coisas da vida emerge um caudal de emoções que, por entre tristezas e alegrias, reflecte um pouco da sua personalidade.
Não há ódio, nem raiva, nem revolta na sua voz.
Em vez disso há doçura e subtileza. Há ritmo e firmeza. Há sentimento e interpretação.
Cabo Verde é inspiração. É causa e efeito no seu canto.
O mundo é o auditório e parte integrante de uma miscelânea cultural que a influencia.
idem
Votos de um Bom Ano Novo,
sem ódio, nem raiva, nem revolta na nossa voz,
presumindo, esperando, que a justiça vai chegar!
Feliz ano de 2010 repleto de sucessos pessoais e profissionais.
ResponderEliminarCaro Prof.Serra!gostava de saber da fonte do correspondente Ricardo que nancy vieira nasceu em moçambique.pesquisas mostram que ela nasceu na Guiné Bissáu.Abrço e boas entradas 2010 a todos leitores deste magnifico blog e ao Prof.
ResponderEliminarNelo
Belíssima, esta voz !
ResponderEliminarDebruço-me nesta excelente janela para lhe desejar um excelente ano.
Grata Carlos Serra
um abraço atlântico
isabel victor
Pelo que meus amigos cabo verdeanos andam dizendo por aí, cabo verde fica lá para o lado das europas. Então eu quero a nancy moçambicana de volta, senão!!!!
ResponderEliminarSem xenofobia, grande abraço a todos. Professor Serra, bom final de ano a si e aos seus. E obrigado por nos despertar!
Estamos aí...
Fico Feliz e muito orgulhoso. Temos o Eusébio no futebol, a Mariza no Fado e agora Nancy nas Mornas
ResponderEliminarObrigado pelos votos, que fortemente retribuo. Sobre o país de nascimento de Nancy, nem Ricardo nem eu quisemos induzir os leitores em erro. Confiram este portal aqui:
ResponderEliminarhttp://yayemarieba.blogspot.com/2009/12/cape-verdean-singer-nancy-vieria.html
thank you for linking my blog:)..I don't understand everything you are saying but I guess that there's a debate on whether or not she's cape verdean , she was born in mozambic but is of cap verdian origins..to me that makes her cape verdean..and to others mozambican..anywhoo she's an awesome awesome singer, happy holidays y'all:)
ResponderEliminarDe modo algum Prof.!
ResponderEliminarEu até presumia que tivesse nascido em Portugal, à semelhança de dezenas de milhares de jovens com Pais oriundos de Cabo Verde, à semelhança de Sara Tavares,...
Até foi bom por me induzir a verificação.
O que importa mesmo, é que é uma grande cantora/artista.
Assim como também é Mariza, nascida em Moçambique, enviada para Portugal ao abrigo do 24/20...
Quanto ao Eusébio, faremos como com Stº António - ficamos com as pernas.
Renovados votos de um Bom Ano.
E tudo numa boa.
Obrigado. Many thanks,Yayemarie, for you, your Family and Dakar!
ResponderEliminar