Outros elos pessoais

28 dezembro 2009

Quantas línguas existem em Moçambique?


O portal do governo de Moçambique lista 20. O portal com a imagem acima (clique com o lado esquerdo do rato sobre ela para a ampliar) lista 32 (número baseado em dados dos anos 80 e 90). Há dois anos, perguntei a dois reputados linguistas quantas línguas tinha o país. Um respondeu-me que entre 20 e 26. O outro respondeu-me que 17 ortografadas e algumas por ortografar.

3 comentários:

  1. Que nos dizem os resultados do censo 2007 sobre as línguas faladas em Moçambique?

    ResponderEliminar
  2. tantas línguas? exactamente quantas? não é a toa que por vezes nos sentimos estrangeiros dentro do nosso próprio país...isso doi
    angela meives

    ResponderEliminar
  3. Sim a paisagem linguistica esta bastante fragmentada, mas algumas línguas fazem parte de grupos linguisticos mais vastos como o shona ou o Tsonga. Portanto de 32, podemos facilmente passar a uma dezena. O facto é que dentro destes grupos linguisticos não houve um processo de armonisaçao para adoptar uma lingua padrão. Ex: o Tsonga é o grupo mae do Chanfana, Ronga, Tsua, etc. no entanto as diferenças, por vezes pequenas, persistem até hoje... Isto contribui para fragmentação da passagem linguistica moçambicana.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.