Outros elos pessoais

24 dezembro 2009

Bonecas de pano



Ali na Julius Nyerere, cidade de Maputo, junto ao Standard Bank, a Associação Moçambicana de Fotografia tem um salão polivalente para várias coisas, entre as quais a de venda de artesanato de boa qualidade. Reparei em bonecas de pano muito bonitas, enchidas com sementes de sumaúma.

2 comentários:

  1. Vi e comprei bonecas dessas, pela primeira vez, há 10 anos.
    Na altura, só se via uma senhora a vendê-las e fazê-las, pelo que depreendo fosse a criadora da ideia.
    Era uma senhora com uma perna decepada, aparentemente por uma mina, que fui encontrando ao longo de uns 3 anos, nos mercados de sábado ao pé da fortaleza.
    Várias outras começaram também a vender, até que ela desapareceu de lá.
    Embora tivéssemos conversado muitas vezes, nunca perguntámos o nome um ao outro...
    Com o seu post ficou-me a curiosidade: será que algum leitor sabe como a tal senhora se chama, e o que é feito dela?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Paulo. Vi lá um casal que me parecer digir aquilo, mas não meti conversa...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.