Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 novembro 2009
Cimeira sobre Zimbabwe em Maputo
12 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Consequencias da incrivel redaccao de Lancaster House (http://www.zwnews.com/Lancasterhouse.doc) 30 anos depois.
ResponderEliminarNa altura, fomos nos que obrigamos Mugabe a engolir sapos. Agora e a nossa vez de os engolir.
Sucede que a dose ja e excessiva. Quem vai a Beira e ve aquele aeroporto para pardais, aquelas linhas ferreas a servir de tchunga-moyos e aquela multidao de messalinas Zimbabweanas nas ruas e bordeis do centro da cidade, pode fazer ideia do quanto aquela situacao nos esta a custar a todos. Suspeito ate que a Frelimo nunca ganhara a Beira enquanto aquela situacao persistir.
Creio que se Mugabe fosse o unico problema. Ele ja teria sido resolvido. Como Savimbi (ou Samora) o foi. Por isso acredito que o assunto e muito mais profundo.
Eu tive a ocasião de ler esta reportagem. Fiquei muito indignado com os pronunciamentos do Sr.Okay Machisa, director da Associação Zimbabueana de Direitos Humanos. Dá para ver o exército de inimigos que Robert Mugabe possui. Tudo porque violou a regra do mundo: ou és contra mim, ou então, como tenho dinheiro e mais voz, lixo-te a vida.
ResponderEliminarMugabe que eu admiro e confio plenamente está a ser vítima de uma campanha de difamação das piores que um presidente pode sofrer. Virou demónio hoje! Por ter dito que no Zimbabwe mandam os zimbabweanos valeu-lhe e ainda sofre as duras picadas do veneno humano. Uma boa parte dos meus familiares e amigos vive no Zimbabwe, tal como eu, eles estão com Mugabe, sempre!
Os homens convictos geralmente são assim, não são compreendidos. Galileu e tantos outros não foram para a guilhotina por acaso. Porque eram homens convictos, tal como Mugabe o é. Eu tenho pena que o mundo, a África principlamente não aprenda as lições da vida, muitas delas dadas gratuitamente por Mugabe.
Ninguém quer compreeder o problema do Zimbabwe desde a sua génese, apenas dizem e com viva voz que "Mugabe é assassino"! Meu Deus, o dever da polícia é impor a ordem. Se no Zimbabwe morre-se desobedecendo a lei, em Moçambique o paiol, o caso do descarrilamento de comboio, a corrupção matam mais do que uma simples tarefa de fazer cumprir a lei. É por isso que o Sr. Okay Machisa o trata por ditador?
Em Angola como há interesses obscuros ninguém chama dos Santos de Ditador. Mas o fazem com naturalidade face a Mugabe, porquê? Haverá alguma diferença entre eles? Eu não vejo. O mau da fita é o Mugabe!!! Quem reclama não é o povo, são sempre aqueles que se sentem afastados do poder. É a vida.
Um abraço
NB: Já avisei que não respondo a patologia de anónimo.
"Eu só tenho a lamentar os insultos que são dirigidos a Mugabe, pois ele não pode defender-se aqui, nem..."- Escreveu Viriato Dias ontem. Mugabe não precisa de estar "aqui" para se defender, pois está "aqui" o Viriato para o defender.
ResponderEliminarcaro Viriato, se o Mugabe é um "Cristo" e o mundo é que está contra ele, que se o Zimbabwe não está assim tão mau como se diz, porquê é que mudas e vaz viver lá no Zimbabwe?? Não seria muito difícil a tua reintegracão.
AAS
Não responda não que não vale a pena....
ResponderEliminarSe é inteligente já deve ter entendido que ninguém aqui( sorry!!!! há um que concorda)concorda consigo.
Uma perguntinha inocente...porque continua a tentar vender o seu peixe?
Zimbabwe's government has proposed that "indigenous Zimbabweans" take 51 percent ownership of all foreign companies, including mines and banks, according to a draft law seen by Reuters Friday.
ResponderEliminarhttp://www.reuters.com/article/worldNews/idUSTRE5A511C20091106
Eis um excerto de Lancaster House...
ResponderEliminar(...)House of Assembly
10. The House of Assembly will consist of 100 members elected as follows:
a. 80 members will be elected by voters on the Common Voters Roll;
b. 20 members will be elected by voters on the White Voters Roll. (...)
Este foi o maior sapo Mugabe engoliu para conquistar o direito à Independência e aliviar Moçambique do esforço de guerra para se dedicar ao MNR.
O resto já é sabido.
So que depois Mugabe pegou esses 20 membros para si. Apresndeu bem a licao. Sabem que Mugabe elege agora 20 membros para o parlamento? Quero dizer, escolhe...e essa?
ResponderEliminarI recommend that the Statue of Liberty be supplemented by a Statue of Responsibility on the west coast.
ResponderEliminarViktor E. Frankl
Meu caro, quem semeia ventos, colhe tempestades...
Pensassem nisso quando lhe puseram aquele papel nas mãos.
Imaginemos se isso sucedesse na própria Grã-Bretanha. 20 % dos lugares no Parlamento só para negros?
Ou então, no Japão, após a II Guerra Mundial, 20% de lugares da Dieta, para americanos?
Ou então, na Palestina, após Oslo, 20% de lugares do Parlamento só para Judeus?
Tudo isto como condição sine qua non para serem livres!
E viver assim por 10 anos, como um país e dois sistemas impostos. Seria isto alguma vez aceite por seus cidadãos?
Eu julgo que não. Cada um deve reconhecer a sua responsabilidade na condução do processo Zimbabweano desde 1980 e assumi-la. Não basta procurar um (único) suposto culpado.
Que os responsáveis por este estado calamitoso assumam as rédeas do processo, sem subterfúgios, nem paus-mandados. Por todas as coisas que pudermos pensar (e até muitas outras).
Disse
Ricardo,
ResponderEliminarPeço-te que afuniles mais este acordo. Não é só isto. Pelo menos foste o único até aqui, fora do desaparecido Leo, que está a dar sinais de quer levar a serio esta investigação. Espero que descubras com os teus próprios olhos que Mugabe está a ser vítma de uma cabala, de uma conspiração, está a ser vítima de ganaciosos. Este acordo diz tudo, mas falta-lhe partes.
Um abraço
Ver ainda duas visões sobre o assunto:
ResponderEliminarPRÓ-MUGABE: http://www.gg.rhul.ac.uk/Simon/GG3072/114%20-%20Savana%20-%20Guebuza%20entra%20na%20Vodacom%20-%20Noticias%20Zimbabwe.doc.
CONTRA-MUGABE:
http://meridiano47.info/2008/05/05/as-crises-do-quenia-e-do-zimbabue-e-a-intervencao-internacional-por-marcio-santos-de-santana
Quem põe o guizo ao gato?!
Reflictam.
Existe um Zimbabwe "político" com opiniões pró e contra-Mugabe; existe um outro Zimbabwe "económico" com um Dólar super inflacionado e um "rascunho" de uma economia de rastos e existe ainda um Zimbabwe "social" de um povo com mais fome, mais doenca e mais pobreza. As prostitutas zimbabweanas nas ruas de Chimoio e Beira e o grande número de refugiados do Zimbabwe na RSA e nos países vizinhos, epidemias de cólera e a expropiacão dos farmeiros brancos (mas não pretos)são uma fabricacão do "ocidente"
ResponderEliminarPara uns de nós, Zimbabwe é Mugabe e todos os problemas lá existestentes, são uma consequência da cabala a que Mugabe está a ser vítima por parte do "ocidente".
Apesar de contar com mais de 80 anos de idade e já num estado senil, há que ainda grite: "Long life, Mr. Presidente Mugabe"
Reflictamos!
AAS
Mais contribuições sobre as consequências de Lancaster House no actual quadro político do Zimbabwe:
ResponderEliminarBUNMI OLORUNTOBA:
http://bombasticelements.blogspot.com/2009/01/zimbabwe-lancaster-house-excuse.html
CHRIS MACGREAL:
http://www.guardian.co.uk/world/2002/jan/16/zimbabwe.chrismcgreal
ZIMEYE:
http://www.zimeye.org/?p=6681
Recomendo ainda o livro:
Zimbabwe: the political economy of transformation By Hevina Smith Dashwood
Uma versão electrónica da obra pode ser acessada aqui:
http://books.google.com/books?id=MR8EiMlHw-YC&lpg=PA52&ots=Y9JMfYxPZd&dq=lancaster%20house%20farmers&pg=PA1#v=onepage&q=lancaster%20house%20farmers&f=false
Vamos lá pensar!