Outros elos pessoais

24 novembro 2009

Mc Roger e Azagaia

Vários dos meus alunos trabalharam este ano em bairros e escolas da periferia da cidade de Maputo, tentando conhecer as representações sociais existentes sobre as canções de Mc Roger e Azagaia. Creio poder sumarizar os resultados da seguinte maneira:
Mc Roger (à esquerda, Rogério Dinis de seu nome): ao lado da elite em geral e da elite no poder em particular, do patronato, da vida faustosa, dos carros de luxo; os temas aprovam as relações sociais existentes.
Azagaia (à direita, Edson da Luz de seu nome): ao lado dos grupos desfavorecidos, dos excluídos, crítico das desigualdades sociais e da corrupção; os temas questionam as relações sociais existentes.

3 comentários:

  1. que grande contraste, a analise é real, duas personalidades opostas, uma no escovismo, outra na dura realidade, e o escovismo tem lucros, o mundo aos seus pes, os beneses entao,

    ResponderEliminar
  2. AZagia. canta o que o que o Povo quer!
    O MC Roger, canta o que aelite quer.
    Apenas isso.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa Linette... mas, o termo Elite... ja mudou de sentido em Maputo... 30% sao do MDM... e nao pensam como o mcroger.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.