Outros elos pessoais

10 novembro 2009

Comunidade chinesa em Moçambique, 1858/1975

Confira, coordenado pelo Prof. Eduardo Medeiros (que leccionou durante muitos anos na Universidade Eduardo Mondlane), um trabalho com o título em epígrafe do Núcleo de Estudos sobre África da Universidade de Évora, aqui.

5 comentários:

  1. Interessante. Os chineses são uma mais valia na cooperação entre Moçambique e China. O maior problema é que os moçambicanos não expoem na China. Enfim, deve haver uma explicaçao que eu desconheço, não só na China mas também no mundo todo, com excepção do Brasil, suponho eu!

    Quanto ao professor Medeiros, devidos aos seus meus afazeres profissionais ainda não consegui me avistar com ele. É um grande docente da UE. Deus queira que eu consiga falar com ele ainda esta semana.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Afinal os chineses tem tradicoes em mocambique...

    Entao porque 'e que estao rapar as nossas florestas duma forma desenfreada ?

    Entao porque 'e que a china esta a maltratar os Mocambicanos...?

    Porque 'e que estao aumentar a nossa desgraca na Zambezia... sao cegos ?

    ResponderEliminar
  3. Karim, Karim, Karim

    Esses outros Chineses, os "antigos", eram da diáspora, que não aceitaram o paraíso da RPChina, paladina das "liberdades e direitos humanos", de Mao Tse Tung.

    Agora, os "novos" Chineses, e as outras questões que coloca, faço como o Povo Moçambicano.

    Abstenho-me.

    ResponderEliminar
  4. Professor tem muita Razao...

    Tem que se estudar abstencao...grande problema...

    'E um problema contaminoso...

    Ate UmBhalane agora abstem-se...

    Ja vamos fazer como ...?

    ResponderEliminar
  5. Prof. Medeiros. Foi o meu professor de Antropologia social em 1994. Foi ele quem me mandou desenhar a arvore familiar dos macua elaponi. Tive que ir de ferias para nampula, e gracas a este trabalho descobri que eu era de mogovolas. Minha mae era 'piamuene'. Prof. Medeiros deu-me 18 valores. Foi muita nota, porque ele conhece bem nampula e tem muitas raizes la. Obrigado prof Medeiros por devolver a minha identidade, lembra-se daquela turma de Claudia de nampula que parecias se simpatizar muito em 96?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.