Outros elos pessoais

27 novembro 2009

Clarear a pele

Clarear a pele: uma prática de Africanas em França:



Pergunta: alguém sabe se no nosso país a prática também tem curso?
Adenda: sugiro a leitura deste trabalho brasileiro, aqui. E deste, publicado num jornal espanhol, mas traduzido para português, aqui.

7 comentários:

  1. Conheço, vejo, muita gente na Europa, e em Portugal mais particularmente, onde vivo, a escurecer a pele.

    E o negócio dos solários, já foi um bom negócio, na perspectiva do investidor...há cerca de 8 anos, quando me retirei da actividade bancária.

    Foi mesmo moda. Agora estou um bocado desfasado da realidade solários.

    Mas, no Verão, é vê-las(os) a torrar ao Sol, todas besuntadas...literalmente a torrar, a morenar…

    Dum lado se escurece, doutro se embranquece.

    De Gaulle dizia: Só os imbecis não vêm que o futuro da humanidade é a mestiçagem.

    Os Portugueses estão bem adiantados nesse capítulo.

    Eh, eh, eh,...

    ResponderEliminar
  2. Caramba. Definitivamente isto vem provar que nunca estamos bem com o que temos.

    Eu esforço-me por escurecer a pele ( eu não sou branquelas), outras esqueceram-se já do slogam black is beautiful. Eu não!

    ResponderEliminar
  3. Tem algumas meninas que usam um Produto denominado »Movate», nunca vi mas sempre oiço pessoas a comentarem tipo a fulana de `X` esta mais clara no rosto do que no resto do corpo... e mtos dizem que`e devido ao uso do famoso Movate...

    ResponderEliminar
  4. As vezes é uma ilusao!
    devemos ser felizes como a natureza nos gerou!
    Pele mais clara, menos clara?
    que interessa?
    aclarar a pele, pode ser um sinal de complexo da propria pessoas...
    Nao devemos mudar a nossa natureza.
    A nossa beleza, vem do nosso interior, o resto! vem por acréscimo

    ResponderEliminar
  5. Ainda que mal pergunte:

    E escurecer a pele, não poderá ser também um sinal de complexo da própria pessoa...


    Hum!

    ResponderEliminar
  6. Umbhalane!

    Penso que nao!
    O bronzear a pele com raios solares, ou mesmo os chamados Solarios (atificiais muito usados especialmente na europa de Norte),é mais por beleza.
    As pessoas com certa pigmentaçao, sao as mais felizardas, pois nos países onde o sol é escasso, as peles morenas, tem tendencia a aclarar naturalmente e a escurecem nos países onde o sol é abundante!

    ResponderEliminar
  7. Linette

    “A nossa beleza, vem do nosso interior, o resto! vem por acréscimo.”
    Estou absolutamente de acordo, e podemos consolidar, desde já, este conceito basilar.

    Só que, há muita gente que não sabe, e socorre-se dos mais diversos expedientes para ficarem “bonitos” – mas isso também é liberdade, é individualidade, esfera privada, escala de valores,… e como alguém dizia – cada um é como cada qual, e ninguém é como evidentemente!!!
    Não vão acusar-me de ser um taliban de opinião, inquisidor...essas coisas.

    Portanto, pessoal, embranqueçam, enegreçam, acastanhem, sem “maka”, o problema é seu, deles…

    Linette, mas podemos falar de algo mais.

    Alguns pretos “procuram” esbranquiçar por “sinal de complexo”, não se gostam de si próprios, e, alguns brancos, quiçá a maioria, procuram escurecer “mais por beleza”, não gostando também de si próprios.
    Então, o preto e o branco não são belos, não têm beleza?!
    O castanho é que é belo, e algures no meio estará a virtude, como dizem os antigos.
    Hum!

    Sabe, Linette, nestas coisa de “beleza” sou um perfeito troglodita – banho, unhas cortadas e limpas, barba, pouco cabelo penteado para “gozo” dos meus filhos, uma sovacada por causa da “catinga” – nada de perfumes, águas de colónia, depois/antes da barba, vernizes nem pó (eu hem!)…
    Também Deus me “castigou” com beleza e felicidade em doses adequadas por possuir a “certa pigmentação” (que compreendo o que quer dizer, e é absolutamente verdade, noto-o em mim mesmo – no Inverno clareio, no Verão em 2 dias escureço naturalmente, e fico então irresistível, belo, e noto-o no olhar das mulheres, essas gulosas devoradoras, eh, eh, eh,…).

    Porque a prosa vai prazenteiramente longa, vou suspender com um viva ao castanho, o mais belo.

    Viva o castanho, viva Obama (Shiiiiiiiiiiiiiiiiii, já asneirei de vez).


    À margem – E porque falamos de beleza, essa sua nova postura, pose, foto, é mesmo uma belezura. Está algo, algo,…como o ferrero rocher, “saborosa.”

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.