Outros elos pessoais

09 outubro 2009

COSATU

Num comentário feito pouco depois das 7 horas, o jornalista da Rádio Moçambique, João de Sousa, sediado na África do Sul, referiu as críticas sistemáticas que a confederação sindical COSATU tem feito ao elenco do presidente Jacob Zuma, no sentido de que a política social do ANC tem sido afectada pelo sistema capitalista em vigor, capitalismo que criou um “grupo restrito de capitalistas negros muito ricos” (sic).

7 comentários:

  1. Não tive o previlegio de ouvir o comentario a que se refere mas é de recomendar os nossos sindicalistas para que aprendam a ser frontais como a COSATU. “Temos que intervir onde realmente há problemas que perigam o bem esta publico”. O que se pode esperar de um sindicato que é financiado pelo empregador? Onde os sindicalistas gozam de direitos como trabalhador e direitos especiais. O que se espera de um sindicalismo falido? Uma falencia financeira, moral, material, psiquica. Se estou enganado me corrijam e digam porque temos graves sistematicas em quase todos país? Ainda podia dizer mais, mas repito para o povo, massa laboral e aos sindicalistas para que aprendamos com a COSATU

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  2. Nao sei se teriamos uma coisa semelhante ao COSATU. Mas receio que mesmo que tivessemos, nao criticaria ao Governo com medo de perder o pao?. Que acha Professor?

    ResponderEliminar
  3. Pofessor, sei que a COSATU nao e' OTM mas quis me referir que a nossa OTM deveria aprender dos outros. fazer da COSATU a referencia do nosso OTM actual.
    Ao Domingos Bihale, o medo generalizados de perder o pao nos remete ao actual cenario.

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  4. Sim, sei, apenas quis fazer um pouco de humor. Foram diferentes os períodos e os modos de nascimento das duas sindicais. A COSATU sempre conseguiu manter-se independente do poder estatal.

    ResponderEliminar
  5. O que é positivo. Uma confideração forte que fiscalize o Governo. Ah, que saudades de outros tempos, onde as coisas andavam para a frente. Tempos esse que não vivi.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.