Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
04 outubro 2009
(32) 04/10/09
21 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
a minha analise eh a seguinte: a Frelimo e a Renamo identificaram um adversario comum que poe em causa os seus objectivos, o MDM e Deviz Simango. o MDM iria roubar muitos votos a Frelimo e muitissimos a Renamo. iria, ao mesmo tempo e uma vez no parlamento, por a nu as fragilidades da Frelimo. quanto a renamo, esta passaria para 3a forca e o seu lider ja nao seria lider da oposicao, perdendo deste modo o bolo para a sua sobrevivencia (uma vez que nao sabe fazer mais nada, senao dar tiros pelo ar e nos seus proprios pes). resumindo, o acordo foi, infiltrar carlos jeque no MDM (objectivo gorado), aceitar (por parte da Renamo) que a Dra. Rupia nao entre para o CC, manter o Dr Orlando da Graca, aceitar (por parte da Renamo) a vitoria da Frelimo, criar um partido fantasma (PLD) e outros. mas nisto tudo, a grande decepcao eh o Dr. Carlos Jeque. traiu o Dr. Domingos Arouca e agora preparava-se para desestabilizar o MDM. agora eu me pergunto, vale a pena ir votar? vale a pena perder tempo com esta farsa?
ResponderEliminarAnonimo
Caro anónimo, à semelhanca de si, eu e muitos outros Mocambicanos estamos decepcionados com tudo o que esta a acontecer no Pais.Ninguém fica satisfeito por saber que até mesmo quem devia garantir a legalidade nào a consegue garantir, fiacamos todos sem saber em quem confiar, quem nos pode defender...Tendo em conta que so nós podemos decidir quem continua e quem sai, facamo-lo no dia 28 de Outubro; acho que ainda temos uma pequena (ou talvez grande) esperanca; vamos votar pelas presidenciais no candidato certo. Apesar de nao ser tudo, ja sera um grande comeco. Nas próximas eleicoes estaremos todos bem mais preparados para lidar com todas essas manobras. Nao deixemos que o Pais volte ao monopartidarismo, para o nosso próprio bem, afinal todos queremos um Mocambique melhor, um Mocambique para todos.
ResponderEliminarPor favor, senhor primeiro anonimo, vote no Eng David Simango. Nem pense duas vezes. Mesmo que ele perca, sera um sinal muito positivo para as eleicoes de 2014! Votem e votem no Simango, please. Mobilizem a familia, amigos, colegas, para votarem no Simango. Guebuza e a Frelimo nao merecem a nossa confianca.
ResponderEliminarFRELIMO é que fez FRELIMO é que faz (geração sempre vitoriosa)!!!
ResponderEliminaro anonimo disse toda a verdade quanto a mim.
ResponderEliminarmas tudo tem um fim nesta vida.
o fim da frelimo esta na porta.
a renamo, nada interessa! apenas aos bajuladores e desempregados.
Moçambique ainda não tem alternativa para governação. Até prova em contrário VOTA NA FRELIMO E NO PRESIDENTE ARMANDO EMÍLIO GUEBUZA. Ninguém imagina as implicações de deixarmos os nossos destinos nas mãos de aventureiros. A FRELIMO E GUEBUZA já estão na velocidade cruzeiro. E este segundo mandato de GUEBUZA vai ser decisivo. Acabar com a Pobreza. Uma vez por todas!
ResponderEliminarForam 10 Anos para derrubar o Colonialismo Portugues...
ResponderEliminarForam 16 anos para derrubar o regime marxista e opressor...
Sera que ira levar 6 meses para derrubar o regime corrupto? Sera extremamente dificil que isso acontece, nao por falta de vontade popular, mas porque so ira ganhar quem fazer valer as suas tacticas, sejam elas a margem ou fora da lei. Devemos perceber que a FRELIMO nao eh nenhum bando de bobocas. Podem ser tudo, mas bobocas nao sao, dai que irao fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter o status quo nem que para tal usem regras anti-democraticas. O MDM neste processo demostrou o que era de esperar... falta de maturidade para poder contornar as estrategias da FRELIMO. Que o diga Dhlakama sobre os eventos de 94! Quem nao se lembra? E porque o MDM teria a vida facilitada?
A FRELIMO sabe que dentro da lei, jogo limpo..mas mesmo limpo, o povo sabera fazer as suas escolhas, e certamente que essa nao recaira sobre a FRELIMO. Dai a violencia, a intimidacao, o uso abusivo dos meios do estado para a sua campanha (AINDA NINGUEM FEZ QUEIXA A PROCURADORIA?)...A FRELIMO SABE..A FRELIMOS SEMPRE SABERA.
Mas, meus senhores e minhas senhoras ha um caminho que agora se tornou irreversivel e este e o fim do poderio absoluto da FRELIMO. O MDM deve saber como calcular a sua fasqia nestas eleicoes, porque atendendo as adversidades com que se tem confrontado e a sua propria ingenuidade em algumas situacoes, o MDM deve saber que mesmo que tenha meio deputado na AR para si e para o povo mocambicano eh uma vitoria.
NO DIA 28 VAMOS DIZER SIM OU NAO A CORRUPCAO! A ESCOLHA E NOSSA...DE UM PONTAPE NA CORRUPCAO.
Lucas
Hoje é 4 de Outubro.O que sempre me espantou, é como é que foi possível que a Renamo tivesse sido tão ingénua em 1992. A Renamo tinha nessa altura, sob o ponto de vista militar, o País sob controlo. A Frelimo só estava nas cidades, só eram possíveis viagens de avião. Por exemplo, os habitantes de Maputo não conseguiam ir a Marracuene, não conseguiam sequer ir ao Bairro dos Pescadores! A Renamo tinha todas as condições para apanhar os dirigentes da Frelimo "à mão". Perante a derrota da Frelimo, porque é que a Renamo não exigiu a total, a completa capitulação da Frelimo? A Renamo deitou fora 16 anos de vitoriosos esforços!
ResponderEliminarO que permitiu, em 1992, qua a Frelimo não fosse extinta, foram os Padres Católicos Italianos. Se o então Papa fosse o de hoje, melhor sorte teríamos nós. Notem as Graças do actual Santo Padre pelo fim dos regimes opressores, na sua recente visita a Praga.
ResponderEliminarQue acrescentar mais depois de Lucas? Dá para sublinhar isto:Sera que ira levar 6 meses para derrubar o regime corrupto os com direito de serem ricos porque trouxeram a independência?
ResponderEliminarClaro que não. Há que trabalharmos dura e longamente.
Como disse Carlos Mendes, votar no Daviz Simango e MDM é votar pelas mudancas. Cada voto para eles é uma vitória. dois ou três deputados do MDM na Assembleia da República é uma vitória dos que desejam mudancas.
É isto que todos precisam de saber.
Continuo acreditando que as conquistaS do Povo Moçambicano desde a independência irão ser deitas água abaixo. É verdade que pode haver alguns focos de corrupção no país, mas com os tais da mudança acho que o país vai regredir 50 anos ou mais. Duvido que de tão famitos que estão,irão preferir primeiro servir o povo depois a eles mesmos. Duvido! A Hierarquia das necessidades de Maslow vai funcionar. Vão querer primeiro se abastecer. Depois será a vez do povão. E se chegar a vez do povão. Por tanto, seguindo a teoria dos apóstolos da mudança, VOTAR NA FRELIMO E EM GUEBUZA, significaria minimizar o caos que pode vir a ser instalado a subiba dos apóstulos da mudança. Mudança pra o pior. Omitem sempre quando se dirigem ao povo esta última parte "mudança pra o pior". Na minha teoria, VOTAR NA FRELIMO E EM GUEBUZA, é votar no desenvolvimento, é votar numa política decidamente virada para a redistribuição de riqueza para todos os moçambiqucanos. É acima de tudo votar na ERRADICAÇÃO TOTAL E COMPLETA DA POBREZA. Por isso meu amigo, não seja enganado pelos profetas do apocalipse. DIA 28 DE OUTUBRO, A VITÓRIA ESTÁ NAS SUAS MÃOS. VOTA NA FRELIMO E EM ARMANDO GUEBUZA! VOTA NO DESENVOLVIMENTO!
ResponderEliminarCaro Eugênio
ResponderEliminarGostaria de dicutir contigo como antes, mas ao mesmo tempo considero-te MUITO INÚTIL (desculpe-me), pois já mostras aquela face em que nunca te reconheci...
Não te entendo (não entendo) o que te dá forca para pensares que em democracia os outros são aventureiros e a Frelimo que "trouxe" a indepedência em quem pode desenvolver Mocambique.
Sabes, estou farto, cansado, cansadíssimo, de discursos como os teus como se fossem os que que construiram a Cidade de Maputo a vila de Cuamba ou Memba, a cidade de Nacala.
Fico fartíssimo quando sei de quem pagou a construcão da ponte sobre o Zambaze (não foi o dinheiro da Frelimo nem de frelimistas, mas de doadores internacionais e de impostos de cada um de nós - na tua qualidade de economista, tens porova contrária???), mas não sei de quem pagou a ponte sobre o rio Lúrio ou da Ilha de Mocambique.
Fico fartíssimo de pensar que aquele sonho que tive em 1974 nunca mais se realiza. Fico fartíssimo em saber do princípio da desonestidade onde tu mesmo mostras estares mergulhado. Mocambique tem que mudar SIM.
Descupe-me por me abafar contigo, mas se és um bom menino da Frelimo porquê nunca lês e interpretas os objectivos da Frente de Libertacão de Mocambique?
A minha teoria é todo e qualquer consciente não votar na Frelimo e Guebuza. Votar neles é votar pro Monopartidarismo e Exclusão. Votar neles é concordar a confusão entre Partido e Estado, isto é votar na Frelimiizacão do Estado
Mocambicano.
Esta Frelimo matou o meu sonho sobre Mocambique
Mais uma desculpa: sou muito curioso do que te faz muito frelimista. Explica-nos o que é destribuir a riqueza para todos os Mocambicanos. Será o Benjamim Pequenino, Eduardo Namburete, Ismael Mussa não prestarem porque não são membros da Frelimo? Será os o que estamos a assitir na funcão pública?
Confesso-te meu amigo que entrei/escrevi isto sem preparacão, mas espero que o Prof Serra nos permitirá para um debate. Se não houver possibilidades para tal, poderemos discutir por e-mails. Concordas?
Meu abraco para ti Eugênio!
Caro Amigo Reflectindo,
ResponderEliminarNão sou tão Frelimista como imaginas. Mas como disse, os outros partidos e candidatos a presidente não me convencem. Não me dão motivos pra retirar o meu voto da FRELIMO E GUEBUZA a seu favor. Os outros não tem estratégia, muito menos programa exequível de governação. Enquanto isso, a FRELIMO e GUEBUZA são a solução. Mas como os meus argumentos podem não caber neste nobre espaço do Prof Carlos Serra, convido-te para um café. Meu e-mail: esalvchimbu@hotmail.com
Essa historia de 'argumentos que não cabem neste blog...' começa a irritar... Não exagerem também! O prof. Serra não e assim tão selectivo...
ResponderEliminarComeço a achar que alguns usam essa alegada teoria da censura do Prof. Serra como desculpa pela sua incapacidade de debater factos e ideias sem insultar os outros...
Modesta Zenaide,breve e objectiva.
ResponderEliminarProfessor Serra, quero propor uma sondagem para a tendencia do voto. Vamos medir a pulsar do povo (blognautas), a quem vai a simpatia popular.
Prof. vamos excluir os comentarios de vota X vota Y, este nao e' espaco para campanha mas sim de debate. quem quer fazer campanha que o faca no seu proprio espaco ou junto dos seus camaradas.
Baptista Joao
Hoje mesmo editarei uma nova sondagem. E terei em conta a sugestão sobre os fazedores de campanha. Obrigado.
ResponderEliminarCaro Eugênio
ResponderEliminarSe eu quises apenas quisesse discutir contigo em privado, teria te mandando um e-mail como antes fizemos. Na tua qualidade de economista quero que me expliques e neste espaco o que para ti significa distribuir riqueza para todos. Dei-te exemplos que me confundem com a tua afirmacão, pois argumento ainda não deste. Confundem-me as tuas afirmacões pois se hoje vens publicamente dizer que o teu partido e o teu candidato distribuem a riqueza para todos, nunca od denunciaste a exclusão nas carreiras profissionais na funcão pública dos que não têm cartão vermelho como o teu. Há pouco tempo veio Alberto Chipande justificar do porque ele e outros têm que ser ricos (teoria de Maslow???). Disseste algo sobre isso? Quem são esses todos de que falas?
Se tens mesmo argumento responda isto que te coloco aqui.
A propósito, porquê o teu candidato, Armando Guebuza, recusa a apresentar-se no parlamento juvenil?
Fico feliz em ter-te aqui e penso que devia ser aqui onde debatemos.
Essa coisa de os outros partidos não fazem me preocupa bastante ainda a vir de um indivíduo como tu. Queres as papas de Mondlane, Samora, Dhlakama ou Simango? Não estás ainda pronto a preparar a tua? Não estou a dizer que não possas votar naqueles, mas acho irresponsabilidade tua em culpar outros que não fizeram nem fazem isto e aquilo, sem mostrares onde tu fazes. Meu amigo, quero saber que fazes isto e aquilo na Frelimo e daí perguntar-te sobre a exclusão na funcão pública. Posso ter a tua resposta????
P.S. As tuas teorias me confundem, pois que te compreenderia melhor se frontalmente reprovasses o processo democrático multipartidário no país.
Um abraco
Dois pontos apenas:
ResponderEliminarÉ frequente ouvir neste Diário aqueles que apostam na Frelimo acusarem o MDM de ser nada, mas também há aqueles que estão contra a Frelimo e que não poupam esforços para o desacreditar. Eu confesso que voto no MDM, mas tenho sempre a calma de ser alguns comentários que, mesmo sendo da Frelimo, desde que sejam dignas de apreciação e crédito, tomo à peito. É assim que um cientista social deve agir, sempre em defesa do país. Tanto o MDM como o PIMO, RENAMO, Frelimo, etc lutam por um objectivo comum, os caminhos é que são contrários, por isso é que eu voto no MDM.
Um abraço
Deve ter passado dispercebido a muita gente..mas foi interessante ver a sra. Luisa Diogo, perguntar na Zambezia como eh que aqueles que nunca tinham Governado nada poderiam Governar! Dai, deviamos continuando a votar na FRELIMO porque eh um partido com experiencia.
ResponderEliminarLa a sra.Diogo tens as suas razoes, nestas altura de eleicoes todos os argumentos valem. Pena eh a sra, Diogo ter-se sugeitado a tanta idiotice, apesar dos seus elevados dotes intelectuais. Quem mais vai acreditar em si?
pp
Olhem apostem no voto de qualidade. O que é um voto de qualidade? Na minha percepção é quele que encontra a sua sustentabilidade na componente racional e não emocional. Ora uma vez eu perguntei, a um jovem se iria votar, e ele disse que sim. Em quem ele iria votar, e ele disse no partido no poder, perguntei porque e ele respondeu-me que não sabia, pelo menos não tinha uma idea formada , sei-lá. Ora uma questao surgiu será que o voto deste jovem é de qualidade? Quantos jovens estao nesta situacao?Os jovens tem noção do quanto é importante ter-se uma alternativa politica? No distrito de onde vos escrevo, constatei que provavelmente não, subscrevo é uma constatação porque não inqueri mas de um. Quanto a votar neste ou aquele partido sugiro que o façam mas que o façam com qualidade. Um exemplo simples: Não sou membro mas sim simpatizante do partido no poder. Na beira votei no eng pelo trabalho que desenvolveu e pela mudanca e dinamica que trouxe mas nas assembleias municipais votei na frelimo porque não senti e vi alguma coisa que o partido na altura com mais acentos na assembleia municipal trouxe de novo, por isso optei pela mudança, está aqui um exemplo de voto com qualidade, e independente de paixão politica
ResponderEliminarEsse comrade ultimo é bem malandrinho em sua técnica de disfarçar a campanha pelo seu "partido no poder" (até no eufemismo).Como se acreditassemos em seu voto da Beira.
ResponderEliminar