Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
23 agosto 2009
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Que falta de respeito tem o governo da Frelimo para com o povo mocambicano???
ResponderEliminarQue Anibalzinho é um PERIGOSO cadastrado todo o país já sabe. O que me preocupa a mim é a forma como ele sai da cadeia mas também como regressa. É sempre uma pedra basilar para o "Sistema" tomar o poder. Quer dizer, Anibalzinho é mais importante do que todos os moçambicanos, é mais importante que a lei, que as escolas, que a justiça, enfim, manda e ordena a seu belo prazer.
ResponderEliminarPior cego é aquele que não ver. A mim não passa de um teatro barato, mal ensaiado e maquiavélico, esta peça gratuíta, que surge nas vésperas de eleições para tentar ludibriar o povo, quão doce venenado sai esta encomenda. Quero ver o que é que o "Sistema" vai dizer desta vez. Que o meliante foi recapturado toda a gente sabe que não, pelo contrário, trazido ao palco das encernações, um país onde a justiça está cada vez mais uma lesma e o povo paga caro por isso.
Que dirão aqueles que ainda acreditam no "Sistema", que é um êxito trazer o Anibalzinho à justiça (masmorra)? Não, não. Nada disso; para mim a sua recaptura, desta vez, deve servir para trazer a verdade mais do que ele fez e pelo qual fora condenado, os que o soltam sistematicamente da cadeia e a que preço! Isto sim, seria um triunfo para o "Sistema" e ao país em geral.
Nestas circusntâncias, tenho tido saudades de um Samora Machel que não conheci no auge do seu ser, um Samora que cometeu erros, como qualquer um, mas que foi um combatente árduo contra a criminalidade. Haverá no país um líder assim? Talvez daqui há 100 anos!
Um abraço
Samora dizia o aparteid nao é um fruto podre que cai por si é preciso abanar a arvore é apreciso sacudir a arvore e ai o fruto maduro cai.... Se mocambique quer ter uma justica credivel é preciso sacudir a arvore(fazer reformas profundas na policia e nos tribunais) ai sim o fruto cai e os defensores do jogo anibalzinho serao vencidos caso contrario continuaremos nisto .... Entra e sai.....
ResponderEliminarUm abraco