Li há momentos um email que me foi enviado por RS, com o seguinte teor: "Prezado prof. Serra, Sou um leitor assíduo do SAVANA. Quase sempre leio os seus rascunhos sociológicos com bastante interesse. Mas parece que, desta vez, está desatento. Porque: 1- O fenómeno em questão não se circunscreve à mulheres de Maputo, mas a todo o Moçambique; 2- Em pleno estação dos CFM na cidade da Beira, há um cartaz com as fotos frontal e de perfil do suposto NIGERIANO, lá indentificado como "Geoffrey" e que gosta de andar em carros de cor preta(!); 3- Diz o tal cartaz, que o indivíduo já passou por Maputo e Beira e que estaria a caminho de Inhambane na sua sanha de contaminação de Fêmeas desprevenidas (o sublinhado é meu); 4- Se V.Excia tiver tempo e dinheiro, vá à Beira ver o tal cartaz que está colado num dos pilares na entrada que vai dar à delegação regional da Autoridade Tributária. Cumprimentos, RS, Analista de Sistemas".Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
01 agosto 2009
O "Geoffrey" na Beira?
Li há momentos um email que me foi enviado por RS, com o seguinte teor: "Prezado prof. Serra, Sou um leitor assíduo do SAVANA. Quase sempre leio os seus rascunhos sociológicos com bastante interesse. Mas parece que, desta vez, está desatento. Porque: 1- O fenómeno em questão não se circunscreve à mulheres de Maputo, mas a todo o Moçambique; 2- Em pleno estação dos CFM na cidade da Beira, há um cartaz com as fotos frontal e de perfil do suposto NIGERIANO, lá indentificado como "Geoffrey" e que gosta de andar em carros de cor preta(!); 3- Diz o tal cartaz, que o indivíduo já passou por Maputo e Beira e que estaria a caminho de Inhambane na sua sanha de contaminação de Fêmeas desprevenidas (o sublinhado é meu); 4- Se V.Excia tiver tempo e dinheiro, vá à Beira ver o tal cartaz que está colado num dos pilares na entrada que vai dar à delegação regional da Autoridade Tributária. Cumprimentos, RS, Analista de Sistemas".1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Prezado professor,
ResponderEliminarInsisto que o cartaz estava (até hoje) colocado lá. Espero que me mandem uma foto dele.
Sua localização: No edifício da estação dos CFM, colado ao pilar que está em frente de quem vai subir o edifício pelas ESCADAS que vão dar à Direcção Regional Centro das Alfândegas (entrada do lado esquerdo para quem vem da cidade).O mesmo acesso que leva aos demais escritórios do edi Não vá de elevador. É um cartaz a preto e branco.
Quanto aos cartazes do Daviz, acho duvidoso. Tomando em conta a natureza do local, atrevo-me a dizer que seria IMPOSSIVEL encontrar cartazes dele lá.