Outros elos pessoais

21 agosto 2009

Dois livros de Vera Cruz

O psicólogo Germano Vera Cruz, docente da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e especialista de sexualidade humana, faz sair este ano (provavelmente em Setembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, via Imprensa Universitária da UEM) dois livros: “Atitudes e comportamentos sexuais” e, como estreia no romance, “A ditadura do amor”.
Adenda: permitam-me recordar-vos um trabalho dele que provocou enorme polémica neste diário, abordado em duas postagens minhas com os títulos Maputo: mulheres de pele clara são mais bonitas? e A cruz do Vera Cruz.

4 comentários:

  1. Sim recordo-me desse debate no debate publico da STV.
    Foi polémico e nao entendo porque!
    ele fez um estudo com um grupo de uma certa faixa etaria, inocente até.
    Nao sei porque tanta polémica.
    O estudo que ele fez, provou isso e nao veijo qual é o problema?
    Complexos?
    Se a pele clara for mais bonita que a escura, onde esta a questao????

    ResponderEliminar
  2. Nao tem haver com racismo!
    o racismo! esta na cabeça das pessoas, na educaçao que tiveram.
    se o estudo que ele fez provou que a pele clara é mais bonita e bela que a pele escura, que assim o seja.
    se fosse ao contrario, nao haveira tanta polemica.
    Porque?
    porque estamos num País de maioria negra?
    nao vamos por ai, vamos pelo estudo cientifico que ele fez.

    ResponderEliminar
  3. Livros destes género são necessários para o país. Penso que não há obras completas, aliás, a polémica em relação a uma determinada obra é necessário e confortante para qualquer actor, afinal é nas grandes polémicas que nascem grandes ideias, a luz... Uma sociedade sem tabus e preconceitos é o que se quer, desde que não resultem em exageros!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Para os dois primeiros anónimos, o que vocês afirmam é que pode ser muito mais polémico porque duvido que Vera Cruz tenha em algum lugar afirmado que PROVOU que a pele mais clara é mais bonita que a clara. Se ele tivesse afirmado isso não sei se teria sido cientificamente sustentável. Dizer que muitos pensam/acham que... não é o mesmo que dizer que está provado. Note-se que ele faz um estudo psicológico. Vera Cruz deve ter explicado isso muito bem no seu livro o qual eu espero ler.
    Talvez eu desenvolva este comentário, mas deixo claro que eu não sofro de nenhuma complexidade, sou cego em relacão a cor de pele. Muitos sabem o que tenho defendido neste blog.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.