Outros elos pessoais

01 julho 2009

Nossos recursos minerais

O conhecimento que os Americanos têm dos nossos recursos minerais, aqui, em relatório de 2007. Ainda não encontrei o relatório de 2008. Obrigado ao Ricardo pelo envio da referência.

2 comentários:

  1. estranho,

    recursos minerais estao a ser explorados e a pobresa aumenta.

    estranho mesmo, a maioria dos mocambicanos nao beneficia.

    ainda temos as florestas a saque e as nossas criancas nao tem carteiras escolares para se sentarem na escola.

    terra da marrabenta

    ResponderEliminar
  2.  O conhecimento dos nossos recursos minerais pelos Americanos vem de muito antes de 2007 /08.

    > Sentimos bem na pele as consequências desse conhecimemto de longa data.

     Na realidade, o surgimento da RENAMO e os tenebrosos 16 anos de conflito que se seguiram, COM DESTRUIÇÕES EM ESCALA NUNCA ANTES VERIFICADA NO NOSSO PAÍS; deslocação de pessoas, rotura de circuitos económicos, etc.,

    > é CONSEQUÊNCIA, pura e simples, do facto de, após a aprovação das Directivas Económicas e Sociais no III Congresso da Frelimo, em 1977, terem surgido sinais de possível recuperação económica, logo, de VIABILIDADE dum regime socialista numa região (UBÉRRIMA EM RECURSOS MINERAIS ESTRATÉGICOS PARA O OCIDENTE), que corriam o risco de ficar sob controlo da ex-URSS.

     Ora, os EUA, então Comandante em Chefe do Mundo Ocidental, como não brinca em serviço, optou por cortar o mal pela raiz.

    > Havíamos nascido em 1975, e em 1978/79, mal andávamos, estávamos a ser alvos da estratégia do Ocidente: RAS/racista um aliado natural (pelos recursos), forja, treina, apoia logisticamente a RENAMO, que, inicialmente, mais não era que um conjunto de mercenários, actuando como braço armado da RAS/racista e do Ocidente, para realizar o trabalho SUJO de vandalismo, crime e arregimentação forçada de compatriotas, que transformavam em facínoras.

     Obviamente que, passados quase vinte anos sobre o fim do conflito, as interpretações dum mesmo facto podem ser divergentes, mas, neste caso, o PAI da democracia, foi um mero joguete, para a realização duma das tarefas que, seguramente, ficará registada na nossa História como das mais REPUGNANTES.

     Sim, sabemos bem, quanto os Americanos … desde há muito, conhecem a importância estratégica dos nossos recursos minerais, agrícolas, marinhos, etc... sentimos na pele os seus métodos de actuação.
    __

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.