Outros elos pessoais

16 julho 2009

A "hora do fecho" no "Savana"

Na última página do semanário "Savana" existe sempre uma coluna de saudável ironia que se chama "A hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Deliciem-se com "A hora do fecho" desta semana, da qual ofereço, desde já, dois aperitivos:
* Falando dos militares, eles ainda continuam a mandar apesar de vestirem fatos de fino corte. Na Câmara do Comércio cessou funções o piloto do voo rasante. Para preencher a vacatura foram buscar o general dos transportes falidos. Lembram-se? Aquele que tem uma dívida a saldar no Tesouro e é cliente assíduo dos periódicos relatórios do nosso Tribunal de Contas.
* Anda há muito uma pedra no sapato para os lados daquele gabinete monumental em frente dos catembeiros. Não há meio de se mexer no coronel do Zambeze e por lá também não parece mexer nada em termos de economia como atestam calamitosas auditorias. Para mandar a bola para o lado, está-se a pensar mandar a estrutura mastodôntica para o ministério do esforçado ministro das paragens kótis. Como se não bastasse já o imbróglio dos sete bis e das saias
.

3 comentários:

  1. Gostaria que o irónico umBhala ou o mediático Reflectindo mo ajudassem a desvendar de que general dos transportes falido se refere o trecho do Savana. A ser possível discortinar, era um grande favor que me faziam.

    Kicomo, perdão, obrigado e um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Para o Viriato.

    > O novo elenco da Camâra de Comércio de Moçambique foi empossado, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Indústria e Comércio, António Fernando e de vários representantes do sector privado e público.

    > Para a presidência da Câmara foi empossado o General João Américo Mpfumo representante da empresa Maputo Investment Developmenmt, para a vice presidência Romão Domingos Pinto da SOCAIL.
    __

    O General Mpfumo e outros foram financiados directamente pelo Tesouro para se tornarem donos de empresas de transportes, no processo de EMPONDERAMENTO de Veteranos da Luta de Libertação;

    Pouco reembolsaram! Consta que o melhor pagador tem sido Alberto Chipande com os Transportes Mecula.
    __

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meu caro anónimo pelo esclarecimento. Por acaso, devido a minha ausência, poucas coisas me salta a informação. Por acaso desconhecia esta notícia, digamos, estava perante uma novidade de notícia.

    Bom final-de-semana

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.